sábado, 30 de abril de 2011

Exposição Grace Kelly


A FAAP e o Grimaldi Forum apresentam a exposição "Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco", com o registro dos momentos marcantes da trajetória da bela princesa.

A atração, com curadoria de Frédéric Mitterrand, ministro da Cultura da França, reúne cerca de 900 objetos que revisitam a vida da diva que conquistou Hollywood, o Principado de Mônaco e a realeza monegasca. Entre eles, fotografias, filmes, vestidos, joias, acessórios, quadros, cartas que escrevia e recebia de amigos como rainha Elizabeth, Greta Garbo, Frank Sinatra, Alfred Hitchcock, Jacqueline Kennedy, todos conservados e organizados pelo Palácio Principesco. Para facilitar a visita, a exposição foi dividida em salas.

Grace Kelly ficou famosa inicialmente como atriz de Hollywood. Atuou com personalidades como Gary Cooper, Clark Gable, James Stewart, William Holden, Cary Grant e Alec Guinness. Para mostrar essa fase de sua vida, foi criada a sala Hollywood, com fotos de trechos de filmes estrelados por ela, recortes de jornais, pôsteres, estatueta do Oscar, vestidos usados nos filmes.

Na sala Hitchcock o registro de sua parceria com Alfred Hitchcock que lhe garantiu lugar na história do cinema. A sala se concentra nos três filmes que ela fez com o diretor: Disque M para Matar, Janela Indiscreta e Ladrão de Casaca, aliás foi nas filmagens de Ladrão de Casaca, na Côte d'Azur, Grace Kelly descobriu o Principado de Mônaco, onde foram rodadas algumas cenas do filme. Esse acontecimento está na sala Reino Encantado.

A Sala Encontro retrata a ida de Graces ao Festival de Cannes de 1955, quando teve seu primeiro encontro om o príncipe Rainier III. Após o pedido de casamento, Grace deixou a promissora carreira de atriz, e também os Estados Unidos, para tornar-se princesa de Mônaco. As imagens dessa união estão na sala O Casamento.

A sala Amigos mostra como a princesa conservou laços de amizade com Frank Sinatra, Cary Grant, Gregory Peck, Alfred Hitchcock,Jack Warner e outros.

Devolvendo o brilho aos bailes do Principado, a princesa despertou o prestígio adormecido de Mônaco. A magia renovada a cada festa nascia do acordo perfeito entre o esplendor dos cenários, a qualidade dos convidados, o charme e a elegância dos divertimentos musicais. As contribuições oferecidas pelos convidados eram destinadas a organizações de caridade presididas pela princesa. Na sala Baile, o visitante poderá conferir os looks que a destacaram como ícone de elegância do século XX.

Na sala Maternidade-Família um passeio pela intimidade da princesa, em momentos com o marido e com os filhos, Caroline, Albert e Stéphanie. A sala Jardim Privado mostra a paixão de Grace pela natureza e seu fascínio pelas flores. Sua publicação My Book of Flowers, que retrata seus extensos conhecimentos florais, ilustra esse sentimento.

Nas salas Princesa e Glamour as roupas de alta costura de marcas como Dior, Chanel, Balenciaga, Grès, Givenchy e Yves Saint Laurent usadas por ela. Os espaços não deixam de lado sua paixão pelos acessórios como grandes óculos de sol, chapéus, toucas de banho floridas, turbantes, joias e algo que considerava indispensável: a famosa bolsa Kelly da Maison Hermès, criada em homenagem à princesa, que virou moda nos anos 50 e 60, após ter sido flagrada usando-a para esconder a barriga de uma suposta gravidez.

Para fechar o círculo, a sala Real que mostra, dentre outros, como ela tornou-se uma das mulheres mais tituladas da Europa, como duquesa de Valentinois, de Mazarin, de Estouteville, da la Meilleraye e de Mayenne; princesa de Château-Porcière; marquesa de Baux e de Guiscard e condessa de Carlades.

Aviso aos fãs: não será permitido tirar fotos.

Serviço
Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco
De 5 de maio a 10 de julho de 2011
Museu de Arte Brasileira da FAAP
Rua Alagoas, 903,Higienópolis - São Paulo - SP
De terça a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Entrada franca

Nenhum comentário: