segunda-feira, 2 de maio de 2011

O sapato ideal

Nós mulheres adoramos sapatos. Isso é sabido até pelos homens. O que muita gente não sabe é como aliar beleza, conforto e conservação dos modelitos.

Acompanhe as dicas e as respostas da expert Verônica Nagy Mastrorosa, coordenadora técnica de calçados da Rede BINNE Comfort e tire o máximo proveito dos seus calçados.

Para começar o que é um sapato ideal? Para Verônica é aquele que pode ser usado o dia todo, sem causar desconforto, bolhas, calos, má circulação do sangue e do ar, problemas na coluna ou deformidade da ponta dos pés. Aquele que você esquece que está usando, é leve, confortável e feito com bom material.

Dicas
• Faça a compra no fim da tarde ou à noite, porque o pé incha ao longo do dia.
• Opte pelos calçados feitos com couro, o material ajuda na boa transpiração dos pés.
• Observe se o sapato se adapta aos dedos - que devem ficar livres dentro do sapato - e ao calcanhar. Dê uma voltinha para ver se o calçado oferece um bom equilíbrio e ande um pouco com os calçados novos pela loja para sentir como se adaptam aos pés.
• As mulheres que gostam de saltos altíssimos devem restringir o uso destes desses sapatos para ocasiões especiais.
• Experimente os dois pés para ter certeza que ambos estão confortáveis. Os pés podem variar de tamanho.
• Sandálias abertas não são adequadas para caminhar! O uso de sandálias força a musculatura dos dedos. Prefira sandálias com tiras que prendam os pés ao calcanhar.
• Calçados com solas macias e absorventes podem ser mais confortáveis, principalmente se a atividade profissional o obriga o usuário a ficar muitas horas em pé.
• Esqueça períodos de amaciar os sapatos! Não compre modelos apertados nem largos.
• O sapato deve se adaptar aos seus pés e não o contrário.

Perguntas e respostas
Qual o melhor jeito de guardar os sapatos ao final de um dia de uso?
Ao fim do dia, se possível, guarde seus calçados dentro de saquinhos de tecido (aqueles que a maioria das lojas de sapatos disponibiliza aos clientes) que deixem-o ''respirar''. Se possível não deixe um sapato em cima do outro para não amassar nem estragar o couro. Nunca use o mesmo sapato mais de dois dias seguidos. Desta maneira, você conserva e aumenta o número de uso da peça.

Existe algum tipo de material que seja condenado?
Materiais sintéticos nunca são indicados para a saúde dos pés. Sempre indicamos o couro natural, já que faz com que nossos pés ''respirem'' de forma melhor, não deixando odores nem aquecendo-os demais.

Quais os riscos que uma pessoa corre ao optar por sapatos apertados, para diminuir, ao menos, aparentemente o tamanho dos pés?
O uso inadequado dos sapatos oferece inúmeros problemas a saúde dos pés e, consequentemente, a saúde do corpo humano, já que dessa maneira processos degenerativos, deformidades e lesões são constantes. O uso correto dos calçados possibilita bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida, sem a necessidade de cirurgias e medicamentos.

Anote as dicas e garanta saúde para seus pés e durabilidade para seus sapatos.

Nenhum comentário: