terça-feira, 19 de julho de 2011

Coma bem e não engorde

Uma das delícias do inverno é a comida: pão, massas, vinhos, chocolates são algumas das delícias que combinam com a estação. A consequência é quase inevitável: quilos a mais.

Mas calma, tudo tem uma solução. A nutricionista Aline Queiroz, do Spa Med Sorocaba Campus, elenca uma série de atitudes que garantem prazeres à mesa e a balança.

Ela explica que o apetite aumenta nos dias frios porque para manter a temperatura do corpo, nosso organismo tem um aumento do gasto energético, por isso sentimos mais fome.

Para manter a linha devemos substituir os alimentos gordurosos, tipo chocolate quente, fondue ou pratos preparados com creme de leite. "Troque o chocolate quente pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Quanto à vontade de doces, consuma frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pera na calda de gengibre, ou compota de frutas, que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria", sugere.

Uma boa opção para nos aquecer na estação, e que é saborosa, é a sopa. Mas a profissional alerta para os ingredientes do alimento. “A sopa é uma ótima opção, pois consumida “quentinha”, consegue nos proporcionar saciedade. Porém, evite as que são feitas à base de batata, mandioca e mandioquinha, pois apresentam maior quantidade de calorias. Evite também alguns tipos de acompanhamentos como pão, torrada e queijos”, completa Aline.

Ela aconselha a substituição desses ingredientes ricos em gordura por vegetais. "Dê preferência por sopas à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Eles substituem muito bem a salada, pois são boas fontes dos mesmos nutrientes, porém, pouco consumidas no inverno".

Perguntamos para a nutricionista Aline Garrido, também do SPA Med Sorocaba, se algumas das delícias da estação, tipo pão, vinho e massas estão proibidos?  Aline entende que nesses dias frios de inverno um prato de massa é uma opção deliciosa. Se acompanhada por uma taça de vinho aí fica difícil resistir. Mas, ela alerta. “Devemos ter cuidado para não exagerar e ganhar peso, o consumo deve ser moderado.

A dica de Aline é a escolha de massas mais simples, sem recheio e integrais, como: espaguete, fusili, penne ou talharim. Ela informa que estas possuem menos calorias que as massas recheadas, como canelone, ravioli, capeleti e lasanha. Os molhos também podem ter muitas calorias, por isso escolha os mais simples como molho de tomate (ao sugo), sem creme de leite, queijos amarelos, margarina e maionese.

As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, além de não apresentarem nutrientes para o organismo, contém calorias (7kcal por grama), o que pode trazer alguns quilinhos a mais. Deixe para beber em ocasiões especiais e dê preferência ao vinho tinto seco, que não é adicionado de açúcar e contém flavonóides, responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares graças a sua ação antioxidante. O recomendado é um cálice ao dia.

E quanto aos pães? Aline Garrido diz que devemos escolher os integrais , sem adição de açúcares, cremes e recheios.

Spa Med Sorocaba Campus
Central de reservas: 015 3237 9090 Toll Free 0800 550023

Nenhum comentário: