sábado, 15 de outubro de 2011

Teste capilar num toque

Você sabe  dizer se os seus cabelos estão saudáveis? É fácil descobrir. Ernane Victor, consultor técnico empresarial, hairstylist e educador do Centro de Formação e Especialização D`Victor, ensina, com dicas simples.

Primeiro - passe os cabelos na parte interna dos dedos de maneira suave, se você perceber que estão ásperos e ressecados, é sinal de que necessitam de hidroreposição feita com máscaras hidratantes ricas em aminoácidos. Os fios vão precisar também de outros ativos (como proteínas do trigo ou da seda e lipídeos como manteiga de karité, ômegas 3, 6, 9, e algum extrato de cereal. Indico usar um xampu de pH entre 5 a 5.5).  Em tempo: esse tratamento é indicado para ser feito no salão sob supervisão de um profissional.


Segundo - teste da elasticidade. Pegue um fio de cabelo e alongue, se estender e voltar normalmente é sinal de que está com boa elasticidade. Então, somente o tratamento número 1 resolve. Se não estender e quebrar, o cabelo necessita, além do tratamento já descrito, de colágeno e elastina (encontrados nas máscaras de reconstrução), que contenham: creatina, queratina, proteína do trigo, proteína da seda, quitosana, sericina, metionina, cisteína, e a grande febre do momento em todo mundo o Óleo de Argan que realmente nutre e restaura os fios. Um xampu adequado para este tratamento é o de limpeza profunda suave com pH entre 5.5 e 6.”


Para tratar esse cabelo não use calor extremo na finalização ou cauterização e selagem de cutícula. Faça pelo menos quatro sessões de tratamento a frio, no máximo com uma escova. Depois é que é a vez do tratamento a quente, porque já foi devolvido aos fios massa e ele foi restaurado. Então, vai bem uma cauterização e/ou selagem de cutículas. Aliás, não é preciso usar calor para selagem e alinhamento de cutículas, uma máscara ou creme com pH 2.5 ou 3 já faz essa função”.



Use um leave-in que tenha pH 3 com filtro solar, protetor térmico e silicone com aminofuncional que serve para dar mais leveza.  Ceramidas ou outro ativo como queratina hidrolizada e extrato de cupuaçu são ideais  para reconstruir as cutículas e alinhá-las. Como resultado, o cabelo ficará saudável com brilho e macio. Experimente!”

Ernane Victor
Ele se apresenta em grandes feiras e eventos como Beauty Fair e Hair Brasil. Colabora com empresas e cabeleireiros ministrando cursos no Brasil, além de ter canal aberto com a Itália para cursos e intercâmbio.