quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Boa forma o ano todo


Esqueça dietas milagrosas e mude os hábitos de vida, eis a chave para a saúde (e a balança) em dia

As festas de final de ano costumam ser sinônimo de desespero para quem quer ou precisa manter a forma, afinal, os comes e bebes têm papel principal nestas comemorações. Porém, Dr. Mohamad Barakat, endocrinologista e nutrólogo, conta que não é preciso passar vontade para se manter na dieta. “É preciso mudar de atitude e agir em prol da qualidade de vida e do envelhecimento saudável. Não é fazer dieta, é reeducar sua alimentação. Quem vive de dieta não está em busca de saúde, apenas de um corpo magro que, na maioria das vezes, será temporário”, afirma o especialista.

Para Barakat, a mudança de hábitos de vida traz resultado duradouro e permite desfrutar das guloseimas de vez em quando. “Quando se proíbe de comer algo, além da ‘escapada’ poder ser muito mais desastrosa, cria-se um desconforto, um estresse desnecessário e não é o que buscamos. Meu esforço é em reeducar a alimentação e incentivar a prática de atividades físicas. Pois isso é permanente”, explica o médico.

O endocrinologista lembra que a palavra chave é moderação. “Consumindo moderadamente, nada impede que se possa desfrutar daquele prato tradicional da família na ceia de Natal e Ano Novo”, diz Barakat. 

A seguir veja mais algumas dicas do especialista para quem ainda está aprendendo a adequar a alimentação:
  • Panetones, bolos, chocolates, mousses e outras guloseimas devem ser consumidos em pequenas porções esporadicamente na semana.
  • Evite o consumo de alimentos muito processados e industrializados, já que costumam ser muito calóricos e ricos em sódio e conservantes;
  • Não abandone a academia! Mantenha o empenho nas atividades físicas.
  • Aproveite a oferta para comprar frutas da época (pêssegos, ameixas e uvas) que estão mais baratas.
  • O ano novo é cheio de superstições, entre elas, o consumo de lentilha. Ela é rica em nutrientes, fibras e compostos bioativos, proporcionando mais saciedade e controle da ingestão alimentar;
  • Hidrate-se, ingerindo ao menos 2 litros de água ao dia e controle a ingestão de bebida alcoólica;
  • Procure dormir bem e descansar para minimizar o estresse do final do ano.

Nenhum comentário: