quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mãos de fada


A Dra. Denise Steiner, referência nacional na área de dermatologia, elenca os principais tópicos para o rejuvenescimento das mãos, super vulneráveis ao envelhecimento.

Envelhecimento
A mão envelhece até mais que outras partes do corpo porque está exposta o tempo todo às agressões ambientais. Outro fator que influencia no aspecto das mãos é a perda de gordura que gera flacidez, levando a uma aparência “descarnada” por conta dos sulcos que se formam. Além disso, as mãos tendem a apresentar manchas solares e as senis.

Cuidados diários
Elas requerem cuidados constantes, por isso deve-se aplicar protetor solar durante o dia, usar hidratantes e produtos com antioxidantes e ácidos à noite.

Manchas
As manchas causadas pela exposição solar podem ser tratadas com laser que emite uma luz que tem afinidade pelo pigmento e o destrói.

Cosméticos ideais
O interessante é que os cosméticos para as mãos tenham ativos hidratantes como ureia, ácido hialurônico, vitaminas antioxidantes, vitamina C, além de ceramidas, alfahidroxiacidos, como acido glicólico e clareadores, como hidroquinona e ácido kógico. É importante ressaltar que a pessoa deve ter indicação médica para o tratamento ideal.

Pelling
Existem vários peelings para as mãos, porém somente após a avaliação médica do perfil e das condições clínicas do paciente é que será indicado o mais adequado para aquela necessidade. O peeling de ácido retinóico é interessante, assim como o de ácido tricloroacético ATA, que apresentam melhora significativa nas manchas e na textura da pele.

Sulcos
Quando a mão está muito marcada pelos sulcos pode ser feito preenchimento, por meio de agulhas ou cânulas que são introduzidas na pele e liberam a substância que preenchem os espaços marcados. Há várias técnicas de preenchimento. O produto depois de aplicado deve ser bem espalhado e seu resultado dura cerca de um ano.

Rejuvenescimento com hidroxiapatita de cálcio
Um dos preenchedores usados no tratamento de rejuvenescimento das mãos é a hidroxiapatita de cálcio que pode ser introduzida em “bolo” e, depois, massageada a área para espalhar a substância, ou colocá-la através de técnicas de retroinjeção. Há algum grau de dor no local. O produto preenche a região, sendo compatível com as estruturas da pele e estimula o colágeno, melhorando a tonicidade da pele das mãos.

Dra. Denise Steiner
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Doutora em Dermatologia pela UNICAMP e Professora Titular da disciplina Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes.

Nenhum comentário: