segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mitos e verdades sobre os cabelos


Tingir estraga os fios? Eu tenho que esfregar os cabelos na hora de lavar? Preciso usar condicionador sempre? Óleo de Argan é bom mesmo? Quem nunca fez ao menos uma dessas perguntas? O cabeleireiro Ernane Victor, consultor técnico do Centro de Formação e Especialização D`Victor, responde essas e muitas dúvidas sobre os cabelos. Veja:

Colorir estraga os fios?
Mito.  Hoje, as colorações profissionais têm cada vez mais tecnologia e  qualidade. Elas colorem perfeitamente enquanto tratam os fios.

2- Lavar os cabelos todos os dias é prejudicial?
Mito. Na verdade, o indicado é lavar o couro cabeludo e os fios diariamente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e sujeira.

3- A navalha estraga os fios?
Mito.  Até 1.830 só se cortavam os cabelos com navalha, depois inventaram a tesoura. Para implantá-la no mercado, difamaram a navalha, que proporciona um corte perfeito.

4-Produtos com Minoxidil são melhores para evitar a queda de cabelos?
Mito. O Minoxidil por muito tempo foi considerado e ainda é um ótimo ativo no combate à queda de cabelos, mas hoje existem ativos mais efetivos como extrato de plâncton, jaborandi, liang liang e outros.

5-É preciso esfregar os cabelos para lavar?
Mito.  Não. Esta prática estraga os cabelos, uma vez que a parte externa dos fios é formada por cutículas. E, pior, aumenta o embaraço e deixa os cabelos ásperos e com pouco brilho. O que se deve fazer é friccionar suavemente o couro cabeludo e deixar a espuma envolver os fios passando os dedos entre eles para que o produto possa agir por um minuto. O xampu de boa qualidade tem agentes sequestrantes (ativos responsáveis pela extração da sujeira) que limpam o couro cabeludo e os fios, a própria espuma já faz a função de limpeza.

6- Caspa tem solução?
Verdade. A caspa é formada por duas castas de fungos. Porém, não existe um único ativo que combata esses dois tipos de fungos. A associação de dois antibióticos Octopirox e Climbazol combate eficientemente os dois tipos de fungos.

7- O óleo de Argan funciona efetivamente?
Verdade.  É um excelente nutriente, hidrante e condicionante. Esta fruta  sozinha contém vários ativos essenciais para o tratamento dos cabelos, como óleos, antioxidantes, aminoácidos etc.

8- Existe recuperação de cabelos danificados?
Mito.  Uma vez que os fios foram danificados não há como repará-los definitivamente. Devem ser feitas sessões de tratamentos e usar produtos de manutenção com qualidade para dar aos fios um aspecto saudável até chegar o ponto de corte, que é fundamental para corrigir cabelos danificados.

9–Existem bons tratamentos para oleosidade?
Verdade. A argila entre outros é muito efetiva para este tipo de tratamento.  Porém, é preciso tomar cuidado ao extrair a oleosidade e não deixar de condicionar. Cada vez que a  oleosidade é extraída, se os fios não forem  condicionados, a glândula sebácea vai entender que precisa de mais sebo (óleo) e passará a produzir mais e mais, e assim ficará cada vez pior a condição de oleosidade.

10- Toda vez que usar xampu será preciso usar  condicionador?
Verdade. É fundamental que após a higienização se use um creme hidratante, ou de tratamento ou condicionador. Um bom xampu limpa e facilita o pentear, mas é só. O creme tem a função de devolver nutrientes equilibrar o pH fechando as cutículas promovendo brilho, maciez e saúde aos fios, mesmo que o couro cabeludo seja oleoso, é preciso condicionar os fios.

Ernane Victor
Fone: 11 4055-4973 

Nenhum comentário: