domingo, 18 de março de 2012

Depilação de buço: faça em casa


Aline Santos, coordenadora técnica da Depil Bella - marca brasileira de produtos para depilação do grupo Bioclean-, fala sobre como fazer a depilação do buço em casa com bons resultados e segurança.

As ceras ou cremes depilatórios são ótimas alternativas para depilação dessa área (e existem opções exclusivas para o rosto com uma formulação adequada para a região sensível), porém os cremes removem os pelos superficialmente e as ceras fazem a remoção dos pelos com a raiz. No caso de ceras, as melhores opções são as folhas prontas de cera fria ou a cera quente.

A profissional elenca alguns problemas corriqueiros e diz como evitá-los ou amenizar os problemas.

Foliculie
Reação causada por bactérias que pode ocorrer por falta de assepsia do local antes da depilação, aplicação de maquiagem na área logo após a depilação e/ou o uso de cremes inadequados para após a depilação. Para evitar a foliculte, é necessária a higienização da pele com a loção adstringente de hortelã. Após a depilação aplicar um produto específico para uso pós depilação e não ficar passando a mão no local depilado, para evitar contaminação através de bactérias presentes nas mãos.

Hipercromias (manchas)
Podem ocorrer se for utilizada cera muito quente ou se a pessoa se expor ao sol logo após a depilação sem utilizar um protetor solar. Primeiro é necessário estar atenta à temperatura da cera quente. A consistência que ela apresenta é um bom parâmetro para identificar se está numa temperatura agradável ou não. Por exemplo: se a cera estiver muito líquida, ela estará muito quente e poderá causar queimaduras, além de manchas. Se estiver mais consistente, estará numa temperatura mais agradável.

Queimadura por atrito
Lesão causada devido a várias aplicações da cera na mesma região. Para evitar esse tipo de lesão, recomenda-se não realizar mais de duas aplicações da cera no mesmo local, para não agredir a região.

Aline informa que após a depilação do buço é importante aplicar loção calmante facial para amenizar a vermelhidão e aliviar o ardor, não passar a mão no local para evitar contaminações, evitar o uso de cosméticos que não sejam adequados para aplicação logo após a depilação, evitar o uso de maquiagens logo após a depilação e não se expor  ao sol sem fazer uso de um protetor solar.
 
As cera quente e fria são ótimas opções para depilar a região. A profissional ensina que no caso da cera fria, é ideal usar a folha pronta facial, pois é prática e segura. Quanto a cera quente, ela diz que o produto deverá estar numa temperatura agradável, ideal para aplicação. O resultado dos dois métodos tem mais ou menos o mesmo tempo de duração, os pelos demoram de 15 a 30 dias para nascerem. No caso de cremes depilatórios, procedimento mais rápido de ser realizado, os pelos demoram de 4 a 7 dias para voltarem a crescer, porque são removidos superficialmente.

 Aprenda passo a passo como fazer a depilação do buço em casa:

Cera quente
1ª - aqueça a cera em micro-ondas (no caso da cera micro-ondas), banho maria ou termocera (no caso da cera em barra) até que atinja uma consistência homogênea e pastosa.
2º - higienize o local com loção adstringente de hortelã. Seque o local.
3º - aplique a cera do meio a um dos cantos do buço, observando o sentido do crescimento dos pelos. Estique a pele e puxe a cera no sentido contrário.  Repetir o procedimento do outro lado.
4º - aplique o óleo removedor para remoção dos resíduos da cera e finalize fazendo compressas de algodão umedecido com loção calmante facial.

Folhas prontas
1º - higienize o local com a loção adstringente de hortelã. Segue o local.
2º - aqueça um par de folhas prontas entre as mãos por cerca de 30 segundos e as separe lentamente para que a cera fique uniforme dos dois lados. Dobre uma das folhas e reserve.
3º - aplique a folha do meio a um dos cantos do buço, observando o sentido de crescimentos do pelos. Estique a pele e puxe a folha no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Dobre a mesma folha e aqueça por mais 30 segundos para fazer o procedimento do outro lado.
4º - aplique o óleo removedor para remoção dos resíduos da cera e finalize fazendo compressas de algodão umedecido com loção calmante facial.

Creme Depilatório *
1º - lave o local a ser depilado.
2º - aplique uma camada espessa e uniforme do creme de modo que cubra totalmente os pelos. Deixe agir por 3 a 5 minutos, dependendo da espessura dos pelos e da sensibilidade do local. O produto não pode permanecer sobre pele num tempo superior a 5 minutos.
3º - retire o produto com auxílio de uma espátula, esponja ou toalha úmida e lave o local com água em abundância para remover completamente os resíduos do produto.
4º - finalize fazendo compressas de algodão com loção calmante facial.

* Esse procedimento só deve ser feito após realização do teste de sensibilidade.

A Depil Bella tem todos esses produtos. Mais informações ligue:  11 2236-5888  ou no site: www.depilbella.com.br

Nenhum comentário: