quinta-feira, 29 de março de 2012

Movimento hotspot começa hoje


O IN-MOD, Instituto Nacional de Moda e Design, um dos grandes fomentadores da economia criativa e dos mais importantes eventos de moda e design da América Latina (SPFW, Fashion Rio e Design São Paulo), abre as inscrições, a partir de 30 de março, para um projeto de abrangência nacional com foco em inovação: Movimento HotSpot (MHS) que vai buscar, expor e premiar  novos talentos em 11 categorias:arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música


A novidade foi apresentada na manhã de hoje, 29, a imprensa, por Paulo Borges e equipe. O MHS vai rodar por 17 capitais do Brasil e realizar 10 festivais multiculturais pelo País.
Os melhores trabalhos serão selecionados por mais de 30 profissionais de renome que integram o time de curadores. Entre eles: Paulo Martinez e Susana Barbosa (na categoria Moda); Maria Helena Estrada e Waldick Jatobá (Design); Bob Wolfenson e Renato de Cara (Fotografia); Rogério Hideki (Design Gráfico); Graziela Peres e Speto (Ilustração); Greg Bousquet e Marcelo Rosenbaum (Arquitetura); José Flávio Júnior (Música); Muti Randolph e Mari Stockler (Cenografia); Duda Molinos (Beleza); Cid Torquato, Gilberto Dimenstein, Lala Deheinzelin, Caio Tulio Costa, José Junior e Sergio Gwercman (Ideia).

A proposta do Movimento HotSpot é identificar e expor novas ideias e talentos empreendedores, preparando o terreno para que propostas inovadoras  sejam conhecidas e assimiladas pelo mercado nacional. Para participar, o interessado deve criar um perfil no portal, selecionar a categoria na qual deseja concorrer e postar informações e imagens que representem seu trabalho. Esse portfólio online incluirá a publicação de um vídeo de no máximo 1 minuto que defenda a participação do candidato. Todo material fica disponível no portal para receber comentários dos internautas e também a avaliação dos curadores. A vantagem principal dessa exposição é justamente o fato de poder ser visto por internautas de todo o Brasil e também, claro, pelos curadores. Vale lembrar que não haverá votação online, quem vai eleger os vencedores é a equipe de curadores.

A 11ª categoria do Movimento, “Ideia”, avalia projetos ou cases, relacionados a um ou vários conceitos que vão de branding, comunicação, empreendedorismo, engenharia de produção, tecnologia, sustentabilidade, biomimetismo à varejo. A inscrição também é via portal, mas, nesta primeira etapa, o conteúdo fica exposto apenas na área restrita aos curadores para proteger a propriedade intelectual dos candidatos.

Inscrições
A partir de 30 de março até o dia 15 de maio, qualquer pessoa maior de 16 anos, em qualquer parte do Brasil, pode se inscrever e divulgar seu projeto pelo www.movimentohotspot.com.

Esta é a primeira etapa do Movimento HotSpot, que acontece exclusivamente online.  “Queremos que o Portal se torne realmente uma plataforma de trocas de ideias, de discussão, que interaja com as redes sociais e dê visibilidade para os trabalhos expostos”, comenta Paulo Borges, um dos idealizadores do projeto.

Até chegar à premiação final, prevista para fevereiro de 2013, o projeto terá outras etapas:

Etapa 2  Scouting/Entrevistas: após avaliação da equipe de curadores, o MHS viaja para 16 cidades – São Luis, Manaus, Fortaleza, Belém, Recife, Natal, Salvador, Cuiabá, Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Porto Alegre, para entrevistar os primeiros selecionados.

Etapa 3  Festivais Regionais: o Movimento HotSpot reúne e expõe os trabalhos selecionados e desenvolvidos a partir do scouting em festivais multiculturais que vão mobilizar as principais capitais em todas as regiões do país. Estes Festivais acontecem em 10 capitais. Aqui um grupo de finalistas em todo o Brasil é escolhido por uma banca de especialistas para passar à próxima etapa.

Etapa 4  Tanque de Ideias: os escolhidos seguem para uma etapa de imersão criativa por três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É um grande momento de troca de informações e aprendizado. Nesta fase, novos desafios e atividades são propostos e os candidatos são avaliados pelo desempenho individual e coletivo no cumprimento dessas tarefas.

Etapa 5  Premiação: acontecerá em um grande festival em São Paulo onde os vencedores do Movimento HotSpot em cada categoria serão revelados.

O MHS entregará prêmios no valor de 10 mil reais para o vencedor de cada uma das 11 categorias, sendo que exclusivamente na categoriaIdeia serão premiados os três melhores projetos. O autor da proposta mais inovadora na categoria Ideia receberá, ainda, um investimento de até 200 mil reais para lançar seu projeto no mercado. 

Na categoria Moda o vencedor também recebe um prêmio especial de até 150 mil reais para o desenvolvimento de uma coleção que será desfilada no Fashion Rio ou no São Paulo Fashion Week. Todo o dinheiro será gerenciado pela organização do MHS, para investir no desenvolvimento de uma carreira profissional para esses criativos.

Vale lembrar que o Movimento HotSpot é uma evolução do Amni Hot Spot, lançado há 9 anos, que identificou e apoiou novos talentos da moda. Nomes hoje consagrados como Samuel Cirnansck, Pitty Taliani e Carolina Gold (Amapô), Priscila Darolt, Gisele Nasser, Wilson Ranieri, Simone Nunes, Dudu Bertholini e Rita Comparato (Neon), Erika Ikezili, Emilene Galende, Walério Araújo, Jefferson de Assis e Fábia Bercsek, entre outros, foram revelados neste projeto, que agora volta mais inovador, abrangente e inclusivo.

A Vale do Rio Doce e a Riachuelo apresentam o Movimento HotSpot como patrocinadores máster. O projeto conta ainda com a parceria do Sebrae Nacional e apoio das revistas Elle e Super Interessante.

Twitter: movhotspot
Facebook: movhotspot

Nenhum comentário: