sábado, 31 de março de 2012

O novo jeans

Palestra realizada na Vicunha Têxtil mostrou que o jeans continua mais poderoso do que nunca. No evento, a expert em denim da Vicunha, Catalina Marin, apontou as tendências para o verão 2013

Dentre os destaques estão índigos e brins coloridos, desbotados e com acabamentos inusitados, como é o caso do Titanium, lançamento da Vicunha, com superfície metalizada semelhante ao aço escovado. Jeans com aspecto esfumaçado e com visual esbranquiçado também estará em alta. Os índigos naturais e crus também têm tudo para aparecer. Outra tendência são os degradês e manchados, que surgem de uma forma bastante irregular.

A estamparia ganha ainda mais espaço no próximo verão, inclusive no denim. Segundo Catalina Marin, vem bastante diversificada, com grafismos que vão desde os listrados coloridos, em cores bem chamativas, passando por camuflados, geométricos, xadrezes e étnicos, até os bordados artesanais. O animal print sobretinta continua com força e, em uma evolução do colorblocking, as estampas com desenhos cotidianos e coloridos, entram na moda e aparecem em peças inteiras. Os tecidos florais são outra aposta, e a tendência aparece personalizada pelo índigo Haná e pelo brim Arty, da Vicunha.
  
Forte tendência também, segundo a expert, são os denins com linho, como os novíssimos índigos da linha Linen Denim, da Vicunha, que mesclam fibras de algodão e linho e têm caimento excelente e toque extremamente leve.

Índigos e brins com visual de couro devem continuar fazendo sucesso. As já consagradas linhas de couro jeans CARBO Lumen e Vintage Leather ganham novas cores para a temporada Verão 2013, como o azul Klein e o verde, para atender as novas demandas. Essas famílias de tecido aliam o visual do couro com a respirabilidade do algodão, ideal para o verão e podem ser vistas durante todo o ano. O visual desses tecidos e a delicadeza que eles proporcionam ao toque são simplesmente maravilhosos.

Além disso, seguindo a tendência de pegada esportiva e inspirada nos anos 90, peças trabalhadas em tecidos superclaros e leves também são aposta para as coleções. Azuis intensos, como os diferenciados Andy, Adele e Roy, voltam à moda. Resgatando o estilo hippie dos anos 60, esses artigos têm grande versatilidade em lavanderia, podendo ser trabalhados desde simples amaciados até lavagens mais agressivas.

Uma das principais tendências em acabamentos de lavagem foi chamada pela palestrante de “superfície destruída” e aposta na texturização dos tecidos. Assim, aparecem as peças com aquela cara de jeans desgastado e vintage, com efeito conseguido naturalmente ou não. Os processos de lavagem para chegar a esse efeito são muitos e incluem alternativas mais sustentáveis, que diminuem gastos de água e substituem produtos químicos por tecnologias de menor impacto ambiental, como ozônio e laser - recursos utilizados na coleção Waterless, desenvolvida pela Vicunha em parceria com a empresa de tecnologia em lavanderia Jeanologia. 

Para os shapes, a tendência também parece ser regida por uma nostalgia dos anos 90. Peças inspiradas no grunge, modelagens mais largas, jardineiras e calças cropped (cortadas acima do tornozelo) são apostas ao lado de camisas, saias longas e estampados que enfeitam agora shapes inteiros.

Nenhum comentário: