terça-feira, 10 de abril de 2012

O batom mate está de volta

Clássico das décadas de 40 e 60, ele ganhará força nos lábios das mulheres contemporâneas

Vale registrar que o batom matte é aquele que não tem brilho. “Eles são opacos, foscos ou de efeito aveludado. Muito utilizado na Europa e nos EUA há alguns anos, ele caiu no gosto das brasileiras na temporada do verão 2012 e  ao que tudo indica vai continuar para o Inverno”, garante a beauty artist e hair stylist Penelope Beolchi, sócia da Agência Pink MGT

Penélope informa que o produto se popularizou no Brasil, inicialmente, em uma cartela de rosas pastel, passando pelos tons de boca, o nude e, finalmente, os vermelhos e alaranjados. Aliás, ter começado com os tons de rosa faz com que muita gente ainda pense que para ser matte o batom precisa, necessariamente, ser rosa. Não precisa.

O efeito que o batom mate proporciona é muito elegante pois, além da longa duração, a textura apresenta sobriedade, camufla imperfeições, além de aumentar a leitura da cor em função da boa cobertura dos lábios. “Com a ausência do efeito cintilante, que interfere na percepção da tonalidade real, é possível visualizar muito melhor a verdadeira cor do produto. Para mulheres que gostam de um aspecto mais seco, com longa duração e sem brilho, este tipo de batom tem tudo para se tornar o predileto”, ressalta Penelope.

Todas as mulheres podem usar esse tipo de batom tranquilamente.

Vale lembrar que a preparação dos lábios é fundamental para um resultado bonito. “Costumo hidratar a boca com um lip balm para o batom fixar mais tempo, não perder a textura e craquelar”, indica a beauty artist. 

Bom, se você não tem um batom desse na nécessaire, veja os truques qe a expert ensina para você obter o efeito mate:

·        Utilize um lápis de contorno labial ao invés do batom, o efeito é incrivelmente fosco e dura por muitas horas

·        Aplique o batom cremoso sobre a boca e retire com um lenço de papel. Repita o processo algumas vezes sempre retirando o brilho com a folha de lenço. Aos poucos os lábios ficarão coloridos e opacos, com um efeito bem similar ao batom matte

·        Passe o batom cremoso sobre a boca e aplique pó facial solto. Retire o excesso do pó com o pincel. Essa técnica suaviza a cor e por isso é indicada para ser aplicada em efeitos nude.

2 comentários:

Leila Aronchi disse...

Adoroooo... Nunca gostei de gloss, nem nada brilhante na boca! =)

Márcia Britto disse...

Também gosto muito. O legal é que, sendo tendência, várias marcas lançam.