sábado, 9 de junho de 2012

Pele e Cuidados


Você sabe qual o seu tipo de pele? É importante saber para acertar nos cuidados diários, o que faz toda a diferença para mantê-la saudável e bonita, pois cada tipo de pele necessita de ações específicas, conforme o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Características e tratamentos

Pele normal: é a pele que não é nem seca, nem oleosa, com aparência de pele de bebê. Tem o equilíbrio perfeito entre hidratação adequada e oleosidade na medida certa. Não tem tendência a desidratar, nem a apresentar espinhas.

Como cuidar e que tipo de produto usar: a limpeza deve ser feita com sabonetes para peles normais e complemente com tônicos faciais, também, para peles normais. Use filtro solar em cremes, géis- creme, loções ou séruns e os cremes antirrugas e hidratantes podem ser usados tranquilamente.

Pele oleosa: é aquela que os poros entopem facilmente e acumula sebo, este tipo de pele é mais comum em adolescentes e em adultos do sexo masculino, mas é cada vez mais encontrada em mulheres adultas. Este tipo de pele necessita de cuidados no controle da oleosidade.
Como cuidar e que tipo de produto usar: lave com sabonetes para peles oleosas e complemente com tônicos faciais para pele oleosa, por toda a face. O filtro solar deve ser em géis, loções não-comedogênicas ou séruns e prefira produtos que controlem o excesso de produção de sebo. Em alguns casos pode ser associado o uso de cremes antirrugas e hidratantes leves.

Pele mista: este tipo de pele é aquela que apresenta mais oleosa na zona “T” (testa, nariz e que) e é a mais comum.
Como cuidar e que tipo de pro usar: para limpar use sabonetes para peles oleosos e tônicos faciais para pele oleosa, pelo menos na zona “T”. Já o filtro solar deve ser em géis, loções não-comedogênicas ou séruns. Também é indicado o uso de produtos que controlem o excesso de oleosidade, pelo menos na zona “T” e no geral, ela tolera bem o uso de cremes antirrugas e hidratantes.

Pele seca: tem uma deficiência natural e crônica de hidratação, tem aparência opaca, sem brilho e é áspera.
Como cuidar e tipo de produto: Use sabonetes para pele seca, tônicos ricos em substâncias hidratantes e protetor solar em cremes. O uso de cremes noturnos é primordial para corrigir o déficit hídrico, cremes antirrugas e hidratantes são mais do que bem-vindos, já que este tipo de pele é mais predisposto a desenvolver rugas e rachaduras.

Pele sensível: esta facilmente se irrita com diversos produtos rotineiros, desde sabonetes até cremes antirrugas. Ela manifesta-se com vermelhidão, coceira ou até dor por uso de produtos que parecem ser inofensivos para a maior parte dos pacientes.
Como cuidar e tipo de produto: a escolha dos produtos a serem usados deve ser discutido minuciosamente com o dermatologista, pois este profissional tem o pleno conhecimento na arte de conciliar os mais diversos produtos para minimizar aquela sensação de pele irritadiça.

Nenhum comentário: