sábado, 7 de julho de 2012

SP ganha Escola de Moda


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, inaugurou na quinta-feira, 28, a primeira Escola de Moda do Estado de São Paulo, em Osvaldo Cruz, na região de Presidente Prudente

As professoras do município foram capacitadas na capital e agora dividem os conhecimentos adquiridos com os moradores da cidade.

O convênio com o Fussesp transfere para a Escola de Moda quatro máquinas industriais, sendo três retas e uma overloque, além de 300 metros de tecidos. “É uma alegria saber que esta Escola oferecerá qualificação para gerar renda e levar dignidade a mulheres e homens, que também acabam frequentando os cursos”, afirmou Lu Alckmin.

Até o momento, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo registrou 112 assinaturas para implantação de Escolas de Moda em municípios do Estado e entidades assistenciais na capital. “As cidades que foram capacitadas nos Polos sentiram a necessidade de ter a sua própria Escola. Ficamos muito felizes em conseguir atender estas solicitações para assim transformar o nosso Estado no maior polo de costura do Brasil”, comentou a presidente do Fussesp.

Origem do projeto
Inaugurada em abril de 2011, a Escola de Moda surgiu da necessidade de atender duas demandas identificadas pela primeira-dama. Por um lado, mulheres com mais de 40 anos e baixa escolaridade se queixaram de não conseguir emprego. Por outro lado, estilistas e empresários do ramo da moda apontaram que milhares de vagas no setor não eram preenchidas por falta de capacitação.

A Escola de Moda funciona na capital em três locais: Parque da Água Branca, Casa da Solidariedade II (no Parque Dom Pedro) e Palácio dos Bandeirantes. São oferecidos cursos de Corte e Costura, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas.

A carga horária é de 120 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, durante dois meses. Os cursos são gratuitos e destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. Todos os alunos recebem uniforme, material didático, alimentação e auxílio transporte.

Os que estão desempregados (e não estiverem recebendo nenhum auxílio, como o seguro desemprego) recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

Nenhum comentário: