quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Paraty Ecofashion

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, sedia de 14 a 16 de setembro a 2ª. edição do Paraty Ecofashion que explora vertentes da Moda e do Design com foco na sustentabilidade

O evento inclui em sua programação diversos workshops ministrados por renomados profissionais da área que, com suas experiências, enriquecerão a temática principal do evento, que é promover acesso e informação sobre diversas técnicas e formas de trabalho.

Programação dos Workshops

Tecendo histórias –ministrado pela tecelã Andréia do Almo, com abordagem na tecelagem manual através de contos da tradição oral, numa integração da milenar arte do tecer à contemporaneidade do design têxtil.

Customização de camisetas com aplicação de metais reciclados - com Consuello Matroni, arte-educadora, estilista, artesã e ambientalista que trabalha a reutilização de materiais em peças do vestuário, para promover o incentivo da criatividade e ampliar a visão de conceitos e preservação do meio ambiente.

Pintando e recriando – com Flávia Coelho Cintra, numa proposta de despertar nas crianças a consciência de reutilizar o que parece inútil, estimulando os valores e a prática da sustentabilidade já a partir da infância. 

Moulage – técnica abordada pela estilista Lena Santana, com foco na criação de peças do vestuário a partir das  proporções e dimensões do corpo, dispensando a utilização de moldes em papel.

Sustentabilidade e moda – tema central desse encontro com a professora, Lilyan Berlim, mestre em Ciências Ambientais e doutoranda em Moda e Sustentabilidade, que vai abordar nuances da questão e suas aplicações.

Cores e sabores da moda - a partir da tendência Moda -Sustentabilidade, o workshop de Lucília Tristão Ramos propõe elementos da culinária nacional, famosos por sua forte pigmentação, para uma oficina de beneficiamento têxtil.
Roda de mulheres bordadeiras - ministrado pela artista Rute Casoy, um encontro que valoriza textos e desenhos "adormecidos", aplicados à técnica do bordado.

A trama do olhar - com Ruth Joffily, escritora especializada na área de moda. Reflexão sobre a construção da imagem feminina através do tempo, workshop apoiado pela apresentação de materiais utilizados em reciclagem e ilustrações, visando motivar a criação de cartões-postais com enfoque na feminilidade.

Para mais informações sobre datas, horários e inscrições para os workshops, acesse o site oficial do evento.
 
www.paratyecofashion.com.br / contato@colibri.org.br

Nenhum comentário: