segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Senac apresenta tendências Inverno 2013

Evento orienta profissionais com pesquisas realizadas no varejo internacional

Referências barrocas, luxo e feminilidade serão os destaques do Inverno 2013. As apostas serão exibidas na 40ª edição do SENAC Moda Informação que dia 23 de agosto, próxima quinta-feira, no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo/SP.

O evento é reconhecido por organizar e confirmar tendências. As informações são transmitidas ao público em palestras com profissionais especialistas de diversos segmentos.

Os participantes poderão buscar mais conhecimentos na exposição com cerca de 200 peças-chave do inverno 2013. “O evento é um norte para quem trabalha com moda. Apresenta os temas da estação, suas referências e inspirações, e decodifica as informações em formas, cores, tecidos, estampas e padronagens”, explica Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac São Paulo.

Como diferenciais dessa estrutura, sob a direção de Renato Shibukawa, editor do evento, estão a abordagem dos assuntos Moda para a Nova Classe Média – um Mercado de R$ 55,7 bilhões e Responsabilidade Social na Cadeia do Vestuário. No evento haverá possibilidade de interação com os palestrantes via redes socias a partir do acesso www.sp.senac.br/smi e da hashtag #modainfo, bem como intervenção de comentaristas durante as palestras.

O Senac Moda Informação interpreta para quem atua na cena fashion as principais referências do inverno 2013, organizadas nos temas:

Neo dandy — três ambientes são complementares: o visual dandy como alusão ao período eduardiano da Inglaterra de 1900/1910, as luxuosas cavaleiras urbanas, explorando o sportswear sofisticado, com desdobramento em looks mais casuais de influências caubói e indígena, e os uniformes, que representam a busca de paz e proteção contra guerras, crises e conflitos.

Fascínio dark — a inspiração vem do período vitoriano, intimista e romântico, ou veladamente sensual no estilo gótico, evidenciada em pedrarias, crucifixo, silhueta ajustada, transparências, fendas, cores escuras e dramáticas. Do rococó francês, surge a rica ornamentação dourada e os punhos rendados em camadas.

Nostalgia contemporânea — reinterpretação para a atualidade da belle époque, dos anos 50 e 60. É resgatado o figurino do filme Mary Poppins e sobreposições, inclusive de saia e calça, destacam-se. O minimalismo da década de 50 é representado por saia-lápis ou godê amplo, já a simplicidade moderna do período seguinte, de sedução sem ostentação, remete às musas Jane Birkin e Francoise Hardy.

Perfume oriental — China, Rússia e Japão estão em voga. Formas orientais, bem como estampas de flor de lótus, cerejeira, dragão de fogo, caligrafias típicas e teatro kabuki são os ícones que identificam a influência desses países.

Young street — Referências diversas compõem essa atmosfera jovem e colorida:
College — padrão argyle ou losangos, listra, saias plissadas e estilo nerd nas calças curtas e ajustadas. Valem ainda jaquetinha biker e calça jogging;
Swing London  saias kilt, anos 60, padronagem xadrez e pele sintética colorida em casaquetos e coletes curtos ou longos.  Minivestidos, minissaias ou shorts com maxicasacos são valorizados;
Rock — silhueta ajustada, com leitura glamour, graças a bordados elaborados em pérolas. Jeans com brilho metálico e cintura deslocada para baixo são bem-aceitos;
Ski — saia, estilo patinadora no gelo, vestido de tricô, como suéter, náilon metalizado, leggings encorpadas;
Body con  Vestidos curtos e colados ao corpo;
              Esporte — Calças, vestidos e jaquetas em formas muito justas, com recortes contrastantes.

Programação

Auditório Principal
Abertura — Danielle Monteiro Martins, gerente do Senac Lapa Faustolo às 9 horas
Moda para a Nova Classe Média: um mercado de 55,7 bilhões de reais  Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, das 9h10 às 9h50
Temas Inverno 2013, das 9h55 às 10 horas
Tecidos, Cores e Padronagens — Luciana Parisi, das 10 horas às 10h50
Feminino Contemporâneo — Lilian Tozatto, das 10h55 às 11h35
Fast Fashion — Denise Morais, das 11h40 às 12h30
Acessórios — Beth Salles, das 14 horas às 14h45
Jeanswear Feminino e Masculino  Bia Aidar e Mauricio Lobo, das 14h50 às 15h30
Masculino — Mauricio Lobo, das 15h35 às 16 horas
Responsabilidade Social na Cadeia do Vestuário — Luciano de Cia, diretor da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), das 16h30 às 17h15

Auditório A
Infantil (menino e menina) — Roberta Paes, das 10h55 às 11h35
Street Style Masculino — Guilherme Scarano, das 14 horas às 14h30
Street Style Femino — Caroline Sresnewsky, das 15h40 às 16h10
Malharia Retilínea  Cecilia M. Seibel, das 16h30 às 17 horas
Lingerie e Loungewear — Patricia Castellões, das 17h05 às 17h30
Lazer e Activewear — Tima Baddini, das 17h35 às 18 horas

Serviço
Senac Moda Informação — Inverno 2013
Data: 23/8
Horário: das 7h30 às 18 horas
Valor: R$ 900
Local: Palácio das Convenções do Anhembi (portão 35) - Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo – SP
Inscrições e mais informações: 

Nenhum comentário: