sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Colágeno: o segredo da juventude


De extrema importância para a firmeza e aspecto jovem da pele, essa proteína sofre degradação ao longo dos anos, o que provoca o surgimento das rugas

Não tem como falar de envelhecimento, sem citar a perda de colágeno. É uma proteína encontrada na pele, nas artérias, nas cartilagens e nas articulações que ajuda na elasticidade dos tecidos, mas, quando falta, provoca o surgimento das rugas, desidratação, perda de viço e brilho na pele e diminuição da espessura do fio capilar. Por isso, os médicos consideram o colágeno um dos carros-chefes para a manutenção de uma pele bela e rejuvenescida.

Ao longo dos anos, o organismo deixa de produzir o colágeno, levando à falta desta proteína na pele e em tecidos vitais, como artérias e articulações. O Médico Esteta e Membro da Academia Brasileira de Estética, Dr. Paulo Kogake, da Clínica Kogake, explica que, ao envelhecer, as células perdem a capacidade de produzir novo colágeno, além da sua degradação ao longo dos anos devido ao modo de vida de cada um.

"Conforme envelhecemos produzimos quantidades cada vez maiores de uma enzima chamada "colagenase" que destrói o colágeno em todos os tecidos do corpo humano. Os radicais livres, principalmente pela exposição ao sol sem fotoproteção, é um dos principais fatores para a produção da colagenase", comenta Dr. Kogake.

Copra Alimentos tem bala de colágeno - www.copracoco.com.br
O Médico ainda comenta que a alimentação é a melhor forma de repor colágeno, seja da soja, do leite ou do feijão. O organismo quebrará estas proteínas para obter os aminoácidos prolina e lisina, responsáveis pela sua produção. A indústria cosmética, alimentícia e estética oferecem opções para repor ou estimular a produção de colágeno.  Há no mercado cápsulas, balas, vitaminas, sucos, shakes e sopas, além dos cremes com colágeno. "É importante alertar que o colágeno encontrado nesses produtos são coadjuvantes. Recomendo também os tratamentos na clínica estética com uso de tecnologias modernas que estimulam a produção de colágeno”, observa o especialista.  

A plataforma Accent, uma das recomendações do especialista, é um dos procedimentos mais indicados e procurados nas clínicas para estimulo de colágeno, além de tratar flacidez, estrias, celulite e fibrose pós-lipoaspiração. "O aparelho emite ondas de radiofrequência, com o uso de ponteiras especificas, na região a ser tratada. A temperatura emitida, tolerável ao organismo, estimula os fibroblastos que produzem mais colágeno e  promovem maior firmeza nos tecidos", diz o Dr. Kogake.

Dr. Paulo Kogake - Médico Especialista em Estética
Médico graduado Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté/SP; Especialização em Estética, Radiologia e Bioplastia. Membro da Academia Brasileira de Estética; Membro da Sociedade Brasileira de Laser Cursos de atualização em Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada Diretor da Clinica Kogake.

Nenhum comentário: