quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mulheres na Ciência 2012


L’Oréal Brasil, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências elegem as cientistas vencedoras do Prêmio Para Mulheres na Ciência

Legenda da foto: da esquerda para a direita - Karin Soares Gonçalves Cunha, Didier Tisserand, Gislaine Zilli Réus, Ary Mergulhão Filho, Carolina Cavaliéri, Paula Murgel Veloso, Jacob Palis, Márcia Forster, Rosélia Maria Spanevello e Katiúscia Nadyne Cassemiro. Fotógrafo: Manoel Campos

Considerado o Prêmio Nobel no meio acadêmico, a edição nacional do L’Oréal/UNESCO/ABC para Mulheres na Ciência comemorou, ontem, o seu sétimo ano com a cerimônia de entrega da premiação no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O evento reconheceu sete jovens cientistas com uma bolsa-auxílio no valor de U$20 mil.

“Sabemos da importância da mulher para as Ciências e é com grande prazer que participamos desta iniciativa. Desde 2006, a L’Oréal Brasil já concedeu mais de R$1,5 milhão para 47 jovens cientistas no país. Este ano que o Brasil sediou a Rio+20, o prêmio priorizou projetos que contribuem para a sustentabilidade econômica, ambiental e social”, disse Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil.

Para o atual Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, o programa de bolsas é uma contribuição excepcional para incentivar e dar visibilidade a jovens cientistas que trabalham duro para registrar sua participação no rápido processo de avanço científico. Assim como a igualdade entre homens e mulheres é muito importante, o equilíbrio entre homens e mulheres cientistas hoje é essencial para o desenvolvimento científico.

Jovens cientistas de todo o Brasil inscreveram seus estudos em quatro categorias: Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Químicas; Ciências Físicas e Ciências Matemáticas. Conheça as vencedoras.

Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde
Carolina Gomes, de MG, 30, da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), por seu projeto Efeito da radiação emitida por aparelhos celulares nas glândulas parótidas”.

Gislaine Réus, de SC, 26, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), por seu projeto “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”.
Karim Cunha, do RJ, 36, da Universidade Federal Fluminense (UFF), por seu projeto “Sequenciamento de Nova Geração: revolucionando a análise mutacional do gene da Neurofibromatose tipo 1”.

Rosélia Spanevello, do RS, 31, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por seu projeto “Estudo do perfil oxidativo e avaliação enzimática em linfócitos e plaquetas de portadores de Síndrome de Down”.

Ciências Químicas
 Márcia Mesko, do RS, 33, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por seu projeto “Avaliação da capacidade biorremediadora de Chlorella vulgaris para nano partículas de dióxido de titânio (nano-TiO2)”.

Ciências Físicas
Katiúsca Cassemiro, de PE, 31, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por seu projeto “Simulador quântico do transporte de energia em complexos fotossintéticos”.

Ciências Matemáticas
Paula Veloso, do RJ, 36, da Universidade Federal Fluminense (UFF), por seu projeto “Identidades de lie em anéis de grupo com involução”.

For Women in Science
Lançado em 1998, o FOR WOMEN IN SCIENCE, fruto de uma parceria entre a L’Oréal e a UNESCO, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. Depois de 14 anos, já premiou 72 notáveis cientistas de 30 países diferentes.

Nenhum comentário: