quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Alpargatas adquire 30% da Osklen

O acordo prevê ainda a opção da ampliação dessa participação

"A aquisição da Osklen representa a decisão da Alpargatas de entrar no segmento  de moda através de uma marca premium e, mais importante: com os mesmos valores  da Alpargatas, como inovação, modernidade e interação com seu público. Tenho certeza que vamos consolidar a imagem da Osklen e ampliar a força de sua marca para todo o mundo ", diz Márcio Utsch, diretor-presidente da Alpargatas S.A.

“Nossa marca ganha  força com essa parceira ao se juntar com uma  empresa sólida como a Alpargatas. Fico feliz que o negócio tenha sido  fechado com um grupo brasileiro,  já que tivemos a oportunidade de  fazer parte de outros grupos internacionais do mercado de luxo.  Esse  movimento consolida nossa crença no potencial de formar o maior grupo brasileiro de marcas globais”,  comenta Oskar Metsavaht.

A aquisição integra o plano estratégico de expansão da companhia que identificou na Osklen alto potencial de crescimento tanto no Brasil como no exterior. Além disso, a empresa carioca atua em um segmento com boas margens de lucro e se beneficiará do expertise da Alpargatas, criadora de um dos maiores cases de internacionalização de uma marca brasileira: Havaianas.  Atualmente, a Alpargatas exporta para 86 países, possui escritórios  em Nova Iorque, Madri, Paris, Londres, Bolonha, Lisboa e Buenos Aires, e fábricas no Brasil e Argentina.

O valor da aquisição será equivalente ao resultado do percentual adquirido (30%) multiplicado por 13 vezes o EBITDA efetivo da Osklen nos 12  meses subsequentes ao fechamento, descontada a dívida líquida. A Alpargatas terá ainda a opção de ampliar a participação em mais 30%  do capital, 17 meses após o fechamento, pelo mesmo valor. 

A Osklen é uma das marcas de moda brasileira com maior prestígio internacional atuando no desenvolvimento e comercialização de artigos premium de lifestyle em vestuário, acessórios e calçados. Sua primeira loja foi inaugurada em 1989, em Búzios (RJ).

Possui 71 lojas em diversas cidades brasileiras, Nova York, Miami, Tóquio,  Buenos Aires e Puntadel Este, além de exportar para outros países e ter forte presença em centenas de pontos de venda multimarcas no Brasil. Em 2011, a Osklen registrou R$ 222 milhões de receita bruta.

Nenhum comentário: