domingo, 14 de outubro de 2012

Mitos e verdades sobre suplementos


A busca por componentes alimentares está cada vez mais usual entre os frequentadores das aulas de aeróbica e musculação, alguns são realmente bons, outros não

De acordo com o SEBRAE, o Brasil já é o segundo maior mercado de fitness, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Na retaguarda desse crescimento está o mercado de suplementos. Os alunos procuram produtos para acelerar os resultados (emagrecer e definir os músculos).

Muitos produtos melhoram a performance esportiva e diminuem cansaço e fadiga muscular. No entanto, há marcas não liberadas pela ANVISA vendidas em lojas especializadas e em academias. "Esses produtos podem conter substâncias que ofereçam riscos à saúde", alerta a Farmacêutica Especialista em Nutracêuticos e Nutricosméticos, Karina Ruiz, que acaba de lançar o livro "Nutracêuticos na Prática - Terapias Baseadas em Evidências".

Ela observa que, mesmo os suplementos liberados, deve haver alguns critérios antes de tomá-los, pois há alguns mitos quanto a real funcionalidade de alguns, além das contraindicações que, muitas vezes, não são disseminadas. “Os termogênicos, para perder peso, são contraindicados em pacientes com doenças cardiovasculares como hipertensão, pois inúmeros compostos de suas formulações termogênicas podem aumentar a pressão. Nesse caso, é possível recorrer a suplementos ricos em cromo, magnésio, fitoterápicos, com citrus, chá mate, irvingia, dentre outros", indica Karina. Ela alerta que um suplemento jamais pode substituir uma refeição balanceada.
 
Mitos e verdades sobre os suplementos

Creatina pode fazer mal? Verdade
Dependendo da dose, causar problemas nos rins e no fígado, principalmente em pessoas que já apresentam anormalidades nesses órgãos.

Ao longo do tempo, os suplementos podem deixar de fazer efeito?
Mito
- Na verdade, o treino deve ser regularmente alterado para causar estímulo aos músculos. Muitas vezes, o suplemento requer ajuste de dose. Por isso, a necessidade de um profissional especializado.

Há contraindicação para o uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)? Verdade
O principal papel dos BCAA's é a recuperação de lesões musculares, formadas num treino intenso de musculação. Porém, ele pode alterar o nível de serotonina, substância que, na sua falta, pode mexer com o humor, sono e outros problemas emocionais. Pacientes que fazem tratamento para depressão podem ter contraindicação desse suplemento.

Whey protein é eficaz? Verdade
É um mix de aminoácidos que contribui o aumento da massa magra e da força. É considerado um dos meios de crescimento muscular mais saudável, pois geralmente é derivado da proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

Eu tenho uma dieta extremamente balanceada, então não preciso de suplementos? Mito
Dependendo do treino, ou seja, atletas de elite ou atletas recreacionais com treino "puxado" precisam do suplemento, porque dificilmente essas pessoas adquirem tudo o que necessitam através dos alimentos.

Chá verde queima gordura? Verdade
Ele tem substâncias que aceleram a lipólise, quebra da gordura acumulada no tecido adiposo. Mas especialmente em pacientes com pressão alta, dependendo da dose, o chá verde pode estar associado ao aumento da pressão.

Os suplementos otimizam a força dos músculos, mesmo sem treino? Mito
Para desenvolver a musculatura, é necessário o treino.

Nosso corpo produz o ômega-3 que necessitamos?Mito
O ômega-3 é um nutriente essencial, só adquirido na dieta. Por isso, é necessário ingerir fontes deste nutriente (peixes, frutos do mar, algumas sementes).

Karina Ruiz
Graduada em Ciências Farmacêuticas pela PUC-Campinas, com Mestrado em Farmacologia do Processo Inflamatório pela Unicamp. Atua como Consultora Técnica na Área de Farmácia Magistral há mais de nove anos e como Professora Convidada em Cursos de Pós-graduação em Farmácia, Cosmetologia e Anti-Aging, Nutrição, Nutrologia, Nutrafarmacologia e Saúde há mais de oito anos. É Palestrante de Vídeos-aula e Cursos pela Consulfarma - Assessoria Farmacêutica.

Nenhum comentário: