sábado, 22 de dezembro de 2012

Pescoço jovem

Parece estranho, afinal mal se fala nessa região, mas ela entrega a idade, e como, veja o exemplo de Helô Pinheiro, é linda e muito conservada de rosto, mas observe o pescoço dela. Entrega ou não a idade?

A fonoaudióloga Gisele Valdstein dá várias dicas de como manter o pescoço jovem utilizando a metodologia terapêutica

O pescoço é uma região do nosso corpo fundamental para o bom funcionamento cervical e orofacial. E, para que estas funções possam se desenvolver corretamente, o pescoço possui músculos, tendões e ossos fortes para dar sustentação e mobilidade à cabeça e na sua parte interna, estruturas que participam de funções fundamentais como a deglutição, a produção da voz, a condução do ar para os pulmões e a condução dos alimentos para o estômago.

Hábitos inadequados, associados ao processo de envelhecimento e exposição aos fatores ambientais, vão tornando a região mais flácida e os tecidos e músculos vão perdendo sustentação. Surgem então, as indesejáveis papadas e vincos na região do pescoço.

Para manter firme a musculatura do pescoço é necessário observar a postura diária e a forma como mastiga, deglute e respira, por exemplo: se ao deglutir, não efetuar a pressão correta da língua contra o céu da boca, com o tempo irá adquirir flacidez na papada, isto porque este músculo que eleva a língua para a deglutição fica no soalho da boca e está diretamente relacionado com a região da papada.

Além disso, a mastigação dos alimentos precisa ser feita corretamente, com rotação da mandíbula e com alimentos sólidos, caso contrário, a flacidez muscular ao poucos ficará mais evidente tanto no contorno facial como no pescoço.

Ao realizar a respiração primordialmente pela boca, a musculatura da face e do pescoço, vai perdendo o tônus, pela necessidade constante de manter a boca aberta para respirar, o que não é fisiologicamente correto.

Outro fator importante é a postura durante a execução de atividades diárias. Nos tempos atuais, as pessoas passam horas à frente do computador, quase sempre olhando para baixo e flexionando o pescoço, o que provoca vincos na região. Por isso, é importante posicionar o visor do computador na altura dos olhos e manter o ângulo do queixo em 90 graus com relação ao pescoço.

É fundamental o trabalho diário para regularizar o funcionamento da face nas atividades e tonificar a musculatura do pescoço, além das massagens diárias e a exercitação específica do contorno da face e do pescoço são complementares aos objetivos de fortalecer a musculatura de sustentação da papada e do pescoço.

Seguem algumas dicas de exercícios que podem ser praticados diariamente esta região:

·        Procure sempre mastigar dos dois lados rodando o queixo no sentido em que está o alimento, utilizando alimentos mais consistentes.
·        Ao engolir, certifique-se que é a pressão da língua que está empurrando o alimento na direção da garganta e não o esforço exagerado dos lábios. Quem faz a língua empurrar o alimento em direção à garganta é o músculo do soalho da boca, a firmeza  fortalece a papada.
·        Segurar com as duas mãos ao redor do pescoço. Levar o pescoço à frente e a cabeça levemente para cima, fazendo a força a partir do pescoço e uma leve resistência oposta com as mãos.
·        Apoiar as mãos na testa e forçar a cabeça contra as mãos, fazendo resistência oposta, focando no esforço a partir do pescoço. Fazer o mesmo apoiando as mãos nas laterais da cabeça. Não fazer para trás, pois a musculatura posterior do pescoço já bastante tensa.

Gisele Valdstein
Especialista em Motricidade Orofacial. Atua diretamente no rejuvenescimento facial, suavizando as marcas do tempo e trazendo de volta uma face harmoniosa, uma pele viçosa e irrigada através de recursos e técnicas naturais.

Ela trabalha diretamente os músculos do rosto e pescoço e tem o intuito de equilibrar a musculatura e seu funcionamento, atenuar rugas, marcas de expressão, flacidez, queixo duplo e bolsas palpebrais através da adequação da tonicidade muscular e das funções orofaciais (respiração, deglutição, mastigação, mímica facial ou fala).

Formada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, pós-graduada em Motricidade Orofacial, especialista em Metodologia Neuroevolutiva Bobath e aprimorada em Fonoaudiologia Estética Facial com base na Motricidade Orofacial.

Nenhum comentário: