quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Enxugue o corpinho para o Carnaval


Aquele shortinho está justíssimo? Ainda dá para secar um pouquinho e entrar nele com mais conforto. Para isso, basta seguir as super dicas da expert Erika Almeida, que é nutricionista funcional

O carnaval está chegando e essa maratona de diversão exige cuidados especiais. Durante os dias de folia o uso abusivo de álcool pode contribuir para a desidratação, por isso recomenda-se moderar o consumo de álcool e investir na ingestão de água, sucos naturais sem açúcar e água de coco.

Mas, antes de cair na folia muitos querem apertar o cinto para desfilarem com aquele “shortinho apertadinho”.

O que fazer? É possível? Tudo vai depender da sua determinação! Como serão de três a quatro dias de dieta, podemos restringir um pouquinho alguns alimentos e abusar de outros.

Primeiro começaremos com os alimentos importantíssimos para essa fase ricos em nutrientes capazes de “desintoxicar” o fígado e reduzir a inflamação.

1.    A família das brássicas, composta, por exemplo, pelo repolho, brócolis, couve-manteiga e agrião, possui glicosinolatos, substâncias antioxidantes com propriedades de acelerar a eliminação de compostos tóxicos presentes no fígado. Então, que tal preparar suco verde para começar o dia? Frutas batidas com água mineral (observe o ph da água e prefira aquelas com ph maior ou igual a 7,0) e folhas verdes. Para facilitar prepare cubos verdes. Lave bem as folhas, corte-as e bata com um pouco de água no liquidificador. Coloque em formas de gelo e utilize de dois a quatro cubos no suco. Lembre-se de tomar pelo menos dois litros de água por dia, todos os dias.

Além de usá-los no suco verde você pode abusar do consumo desses alimentos da família das brássicas no almoço e no jantar.

2.    Assim como as brássicas, o chá verde e o alecrim são excelentes antioxidantes. Para hidratar-se ao logo do dia tome chá verde (quente ou frio) e chá de alecrim. O cuidado quanto ao chá verde é não ingerir após as 17 horas, pois a cafeína presente nele pode atrapalhar o sono. Outra opção para o alecrim e fazer água saborizada. Na véspera, deixe ramos de alecrim na água e tome no dia seguinte.

3.    O consumo de frutas e verduras já é reconhecidamente indispensável à boa a forma física e prevenção de doenças. Além de fibras, vitaminas, minerais e água, uma gama de compostos não nutricionais de ação antioxidante são encontrados nesses alimentos. Inclua frutas diferentes nos intervalos das refeições.

4.    Recomenda-se que o consumo de arroz integral faça parte do dia a dia, porque ele é rico em fibras e em vitaminas do complexo B, substâncias que durante o beneficiamento na indústria são perdidas.

5.    Já que esses dias serão de restrição, que tal dar uns dias de folga para o seu organismo? Uma pausa no consumo de algumas substâncias tóxicas presentes nos alimentos. Então vamos a elas: açúcar e doces, refrigerantes e bebidas com gás, bebidas industrializadas, pães, biscoitos, macarrão, massas, leite e derivados e carne vermelha.

Veja uma sugestão para colocar em prática o que apresentamos:

Desjejum
Suco verde
Raízes cozidas como batata doce ou mandioca, milho cozido, tapioca, biscoito de arroz.

Lanche da manhã
Fruta fresca ou suco de uva integral

Almoço
Verduras cruas e legumes refogados. Incluir as brássicas (repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, couve de Bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula entre outros)
Arroz integral
Frango ou Peixe (assado, cozido ou grelhado)
Grãos (grão de bico, lentilha, feijão branco etc)

Lanche da tarde
Fruta fresca ou fruta cozida (exemplo: maçã, banana ou pera com canela)

Jantar
Sopa creme de abóbora com frango ou Canja com quinua em grãos ( a quinua é um cereal boliviano com alto valor de aminoácidos) ou
Salada crua
Frango ou Peixe (assado, cozido ou grelhado)

Ceia
Fruta fresca


Erika Almeida
Nutricionista com Especialização em Nutrição Clínica Funcional
http://erikaalmeidanutri.blogspot.com.br


Fone: 11 9 8568-0152

Nenhum comentário: