quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cuide da pele no inverno, ela precisa


Vento frio, pouco consumo de água e falta de protetor solar estão entre os fatores que ressecam a pele nessa estação

“Como consumimos pouca água no inverno é normal sentirmos a pele mais seca porque o próprio organismo diminui a produção de hidratantes. O vento frio promove a perda de umidade do corpo deixando-o com uma sensação de repuxamento”, explica o dermatologista Anderson Bertolini, diretor da Clínica Bertolini.

O especialista elenca os principais erros, conheça-os, para garantir a pele bela também no inverno

1. Banhos quentes e demorados: Nesse frio quem resiste a um bom banho quente? O dermatologista sugere banho morno e que não seja demorado, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele. Não faça uso exagerado de sabonete e se desfaça das esponjas temporariamente até que as temperaturas se elevem. 

2. Falta do protetor solar: O protetor solar é indispensável mesmo em tempo frio. Os raios UVA E UVB estão também presentes durante o inverno. Passe a mesma quantidade de vezes que você utiliza no verão e reaplique o produto de 4 em 4 horas. 

3. Falta do hidratante: Depois de sair do chuveiro fica difícil separar alguns minutinhos para hidratar a pele, mas eles realmente são necessários. Os raios ultravioletas podem causar manchas, flacidez e até câncer, então não se esqueça de usar, além do protetor solar, um hidratante com FPS. 

4. Hidratante e outras partes do corpo: É costumeiro passar o mesmo creme do corpo em outras partes, afinal pele é pele. Mas engana-se quem acha que o hidrante do corpo serve no rosto, na pele dos calcanhares, cotovelos e pés. Essas são as partes mais ressecadas e por isso merecem hidratantes específicos. 

5. Protetor labial: Assim como o rosto, é uma das partes do corpo que não conseguimos cobrir no frio, então não se esqueça de passar um protetor adequado. Opte por hidratantes labiais. 

6. Não beber água: Como o tempo está frio não sentimos tanta sede quanto no calor, mas ainda assim você deve tomar bastante água. O organismo precisa de equilíbrio para funcionar corretamente e qualquer carência pode prejudicar a saúde. 

7. Alimentação: É comum sentir muita fome nessa estação. No entanto os cuidados na alimentação precisam ser os mesmos. Evite comidas gordurosas, chocolates quentes, que são a sensação do momento, sopas pesadas sem nutrientes, porque isso também se refletirá na pele durante o inverno. 

Nenhum comentário: