quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lançamento do livro Moda e arte


É a nova publicação de Dinah Bueno Pezzolo que faz uma viagem pela história da arte, da moda e da civilização. A tarde de autógrafos acontece hoje na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo

As entrelaçadas histórias da moda e da arte podem ser visitadas no livro Moda e arte: releitura no processo de criação, de autoria da jornalista, fotógrafa, estilista e modelista Dinah Bueno Pezzolo.

A publicação mostra a influência dos diferentes movimentos artísticos na criação dos profissionais que fazem a moda que vemos nas passarelas.

Partindo da Antiguidade, Dinah percorre a história da humanidade, analisando pinturas, ilustrações, gravuras e fotografias de pessoas e da vida cotidiana, até chegar ao século 21. Por essas imagens, evidencia as propostas das vestimentas, enfatizando códigos e sinais que retratam os pensamentos e costumes das diferentes épocas. A partir dessas observações, a autora relaciona concepções aproveitadas na moda atual.

Um dos primeiros exemplos explorados é uma pintura no túmulo da rainha Nefertari, na qual ela usa um traje plissado com transparência nas mangas. Estas características estiveram numa criação de Dolce&Gabbana, em 2000. Outro exemplo desta influência é o espartilho, usado de forma quase desumana no século 18, que reapareceu no final do século 20, numa coleção de Chloé, não como roupa íntima, mas como peça para ser vista.

Em um estudo por essa “linha do tempo”, a autora indica muito mais do que o pensamento de uma época influenciando o modo de se vestir. Ela nos mostra que a própria evolução da moda influenciou e continua influenciando a idealização de uma obra por um artista plástico. Pintores impressionistas se inspiraram nas gravuras de moda de periódicos da época.

Fartamente ilustrado, com riqueza de detalhes e explicações, Moda e arte é uma viagem pelas histórias da civilização, da arte e da moda. Ele indica aos leitores como notar as influências que aparecem nas coleções e assim, poderem apreciar melhor a moda apresentada em passarelas.

Dinah Bueno Pezzolo
Jornalista, fotógrafa e estilista-modelista, diplomada em Paris. A cobertura de desfiles internacionais para o jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou por 33 anos, lhe conferiu a capacidade de captar referências e releituras das artes plásticas e traduzir para o leitor essas fontes recíprocas de inspiração. 

Também lançou pela Editora Senac São Paulo são: A pérola: história, cultura, mercado; Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos; Por dentro da moda: definições e experiências, Na moda sem erro: do berço à terceira idade para todas as ocasiões.
                             
Serviço
Livro Moda e arte – releitura no processo de criação
Autora: Dinah Bueno Pezzolo
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 69,90
Número de páginas: 208
Lançamento: 3 de abril
Hora: 18h30
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073

A autora estará presente para uma sessão de autógrafos.

Nenhum comentário: