sexta-feira, 19 de abril de 2013

Livro: Criação de imagem da moda e styling


A nova publicação da Editora SENAC São Paulo, que será lançada na próxima segunda-feira, contribui para a formação dos stylists

Repleto de desafios e concorrência, o mercado da moda no Brasil tem estimulado os profissionais a aprofundar conhecimentos e especializar-se nas diferentes vertentes que a área oferece. O campo de atuação do styling, por sua vez, tem cada vez mais projeção.  Diante deste cenário, a jornalista Astrid Façanha e a pesquisadora Cristiane Mesquita reuniram artigos de pesquisadores acadêmicos e entrevistas com profissionais da área sobre o campo de atuação do stylist no livro Styling e Criação de Imagem de Moda.

Responsável pela concepção da imagem da moda em desfiles, editoriais, campanhas publicitárias e vitrines, o stylist atende tanto à indústria como ao público consumidor, atuando de maneira diferente para cada um deles. No primeiro caso, este profissional tem como desafio instigar o interesse do consumidor pela imagem da moda e para isto precisa entender sobre fotografia, marketing, história da moda e design. Quando trabalha diretamente para o consumidor, o stylist utiliza conhecimentos de psicologia, comportamento e visagismo, concebendo um guarda-roupa ou figurino adaptado ao tipo físico, personalidade e estilo pessoal do seu cliente.

Em Styling e Criação de Imagem de Moda, as organizadoras colocam lado a lado produções teóricas e empíricas de autores diversos, fornecendo metodologias capazes de contribuir para consolidação e ampliação das investigações sobre o tema. Por meio de opiniões de especialistas, de métodos de pesquisa, relatos de experiências, entrevistas com profissionais, a obra proporciona uma reflexão em torno da necessidade de se estabelecer processos específicos para o aprimoramento dos stylists e da indústria de moda nacional.

Dividida em seis partes, a publicação inicia-se com artigos de Cristina Frange, Cristiane Mesquita, Marilia Fanucchi Ferraz e Astrid Façanha, que fazem uma descrição da prática profissional, além de comentarem sobre o desenvolvimento da área e sobre as metodologias utilizadas.

Na parte dois, Kathia Castilho, Beatriz Ferreira Pires, Carol Garcia, Patrícia Sant’Anna trazem visões fragmentadas sobre a amplitude da imagem da moda. No capítulo seguinte, a legitimidade da atividade de consultoria de imagem e aspectos que envolvem o exercício profissional são discutidos por Ilana Berenholc e Rosane Preciosa.

No capítulo quatro, Daniela Bracchi comenta sobre a contribuição da semiótica na fotografia de moda; Piscilla Tesser apresenta um artigo sobre história da imagem feminina na moda e Luciane Adário Biscolla Robic fala a respeito da relação da marca com o estabelecimento de vínculos.

Os relatos de experiências são encontrados no capítulo cinco, escrito por Suzy Okamoto, Mário Queiroz, Mariana Rachel Roncoletta, Biti Averbach e Astrid. Para finalizar, Bernardo de Aguiar Pereira Filho, Fabiana Ruggiero e Thais Graciotti repartem com o leitor suas monografias, que trazem diferentes olhares e investigações sobre o assunto.

Sobre as organizadoras
Astrid Façanha é jornalista, mestre em ciência da informação pelo Instituto Brasi­leiro de Informação Científica e Tecnológica e a Escola de Comunica­ção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICIT/ECO-UFRJ), onde, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu a dissertação  Entre pigmentos, scrapt books e passarelas. Trabalhou como repórter, articulista e editora convidada de publicações da industrial têxtil e do vestuá­rio. Sua atuação também passa pela criação e produção de imagem de moda. Como gerente de catálogo da Netshoes, desenvolveu nova linguagem visual para o e-commerce. Na área acadêmica, lecionou no bacharelado Desenho de Moda, na Pós-graduação direção e criação de moda da Faculdade Santa Marcelina (Fasm) e na Pós-graduação criação de imagem e styling do Senac São Paulo, onde é docente do Bacharelado em Design de Moda.

Cristiane Mesquita é doutora e mestre em psicologia pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas temáticas em torno de processos de criação, subjetividade, moda, corpo e arte contemporâ­nea. É professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi, onde coordena o Grupo de Estudos Ziguezague: transversalidade e design de moda (GEzz). Autora de Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis e co-organizadora de Moda em ziguezague: interfaces e expansões Cor­po, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores. Atua em projetos diversos, como a concepção e curadoria do Ziguezague: desfiles incríveis, conversas transversais, oficinas transitivas e a criação da linha de produtos ILHA.

Serviço
Styling e criação de imagem de moda
Organizadoras: Astrid Façanha e Cristiane Mesquita
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 64,90
Número de páginas: 344
Lançamento: 22 de abril ÀS 18h30
Local: Livraria da Vila – Lorena -  Alameda Lorena, 1731
São Paulo/SP 

Nenhum comentário: