sexta-feira, 7 de junho de 2013

Hidratante para pele oleosa

Parece loucura, mas não é, a pele oleosa também deve ser hidratada

Muito se engana quem pensa que pele oleosa não precisa ser hidratada diariamente. Os tratamentos para controle da acne e da oleosidade excessiva da pele geralmente provocam o desequilíbrio do manto lipídico. Esta camada da derme é responsável por mantê-la saudável e tem como principal função equilibrar a perda da água. Ativos que alteram este mecanismo de controle - como retinóides, peróxido de benzoíla e isotretinoína - acabam ressecando a pele e, em casos mais graves, provocam descamação e vermelhidão.

“Para combater este efeito colateral, o ideal é restabelecer o equilíbrio do manto lipídico por meio de elementos estruturais que fazem a retenção de água”, explica o dermatologista Dr. Alexandre Fabris, gerente médico da marca Profuse. “Exemplos destes componentes são as ceramidas, os fosfolipídeos e os esfingolipídeos, que preenchem os espaços intercelulares e restauram a barreira lipídica”, completa o especialista.

Hoje, já existem no mercado dermocosméticos que fazem a reposição do cimento intercelular (responsável pela ligação entre as células) por meio de complexos que reestruturam a barreira lipídica. Um exemplo é o Hidradeep Oil Control Sem Perfume FPS 30, que hidrata a pele ao mesmo tempo em que controla a oleosidade excessiva, pois contêm em sua composição duas tecnologias altamente eficazes: o Ceramide Complex e o sistema Push-Pull.

O Ceramide Complex traz os elementos estruturais mais importantes da barreira lipídica: ceramidas, fosfolipídeos e esfingolipídeos, que repõem o cimento intercelular1. As ceramidas se organizam na forma de lamelas (lâminas muito finas) para atuar como uma membrana e preencher o espaço intercelular no estrato córneo (parte mais superficial e exposta da pele), restaurando assim a barreira lipídica.

O sistema Push-Pull consiste em micropartículas biocompatíveis com alta capacidade de absorção, que liberam na pele fosfolipídeos purificados contendo extrato da flor Nigella Sativa e de óleo de semente de abóbora, ao mesmo tempo em que absorvem a oleosidade presente nos folículos. Esta troca promove a remoção dos restos celulares e garante maior suavidade e uma aparência aveludada (efeito matificante).

Nenhum comentário: