sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A verdade sobre a Toxina Botulínica

A convite da Merz-Biolab, a dermatologista Gabriella Albuquerque esclarece as dúvidas frequentes dos pacientes de primeira viagem

Mesmo reinando há 25 anos na suavização de rugas e marcas de expressão, a toxina botulínica ainda é alvo de dúvidas nos consultórios dermatológicos. Segundo Gabriella Albuquerque, dermatologista e coordenadora do Serviço de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), muitas dúvidas são resultantes do uso exagerado por algumas celebridades.

“A ideia é proporcionar um rejuvenescimento suave. O nosso trabalho no consultório também engloba orientações ao paciente para que o produto atenda às suas expectativas e seja usado de forma correta, na dose certa”, explica.

As dúvidas são diversas. Posso tomar sol? A aplicação dói? Quanto tempo dura o efeito? Posso fazer vários tratamentos ao mesmo tempo? Ela aumenta o tamanho dos lábios? A especialista esclareceu 10 dúvidas recorrentes nos consultórios. Veja abaixo

1. Qual a diferença entre preenchedor e toxina botulínica?
O preenchedor é constituído por uma substância natural do organismo humano que visa repor volume em uma determinada região da face. Geralmente, esta perda de volume gera uma área deprimida que aparece tanto em repouso quanto no movimento da musculatura. Já a toxina botulínica é um medicamento que atua impedindo a contração muscular, logo a sua principal resposta será na ruga que surge durante a movimentação da mímica facial.

2. Quais são as diferenças das toxinas botulínicas de 1ª e 2ª geração? 
A primeira toxina botulínica comercializada para espasmos musculares foi o Botox. Este medicamento é constituído pela toxina e seu envelope proteico. Logo, este composto possui uma carga proteica elevada e isto pode aumentar o seu poder de imunogenicidade no organismo, ou seja, tornar o paciente resistente à aplicação. Buscando uma redução na carga proteica, a Merz, uma empresa alemã, retirou o envelope proteico da toxina e criou o Xeomin. O mais interessante foi que, depois disto,  constatou-se que o Xeomin pode ser armazenado em temperatura ambiente, diferente das outras toxinas. Podemos então considerar o Xeomin como de 2ª geração, enquanto outras toxinas como o Botox, Dysport e Prosigne são de primeira geração.

3. Quais os efeitos na pele?
Como a toxina botulínica promove bloqueio na contração muscular, o paciente nota a  redução nas rugas de expressão, como redução dos "pés de galinha" ao redor dos olhos, da " ;ruga da preocupação" entre as sobrancelhas e das rugas da testa. Alguns pacientes retornam falando como  sua pele ficou "esticada" após o procedimento.

4. A aplicação dói?
Infelizmente, todos os procedimentos que são realizados com agulha podem ser desconfortáveis ao paciente. Entretanto, as agulhas utilizadas são tão finas que este procedimento se torna tolerável pela maioria. 

5. Quanto tempo demora para se notar o e feito? Quanto tempo dura? Posso fazer várias aplicações em curto espaço de tempo?
O efeito se inicia em aproximadamente 48 horas e tem seu resultado completo em 15 dias após o procedimento e pode durar em média 4 meses. Não é recomendado fazer uma nova aplicação em um intervalo inferior a 4 meses.

6. O procedimento é indicado para gestantes?
Não é recomendado realizar a aplicação da toxina botulínica em gestantes.

7. Posso fazer vários tratamentos estéticos juntos? Ex: toxina, peeling, preenchedor?
A tendência atual é justamente a associação de diversos procedimentos estéticos para um melhor resultado.

8.  Quais os cuidados necessários após a aplicação?
Antigamente nós recomendávamos aos pacientes não baixarem a cabeça por 4 horas após o procedimento. Os estudos atuais não confirmaram a hipótese de que isto aumenta a difusão da toxina. Na minha clínica, apenas oriento aos meus pacientes a não praticar atividades físicas por 48 horas. Não recomendamos que o paciente tome sol nos dias subsequentes à toxina devido ao risco de pigmentação dos hematomas. Após este período, não há necessidade de se afastar do sol.

9. A toxina pode ser usada para aumentar o tamanho dos lábios?
A toxina não está indicada para aumento dos lábios. Nestes casos, sugerimos o preenchimento com ácido hialurônico.

10.   Como evitar exageros e garantir um resultado natural?
Acho que em relação à toxina botulínica não costuma haver exageros, uma vez que se conhece bem a anatomia da face e se utiliza a quantidade necessária de toxina por pontos para corrigir as rugas. O tratamento deve ser individualizado para cada caso, respeitando a dose necessária para a correção das rugas. O resultado natural é garantido pelo médico que domina a técnica.

Merz-Biolab
É uma joint venture formada em 2009 entre o laboratório alemão Merz Pharmaceuticals e o brasileiro Biolab para atuar no mercado estético e terapêutico. A parceria entre as duas empresas traz ao mercado brasileiro XEOMIN®, a única toxina botulínica tipo A livre de complexos proteicos e sem necessidade de refrigeração antes da reconstituição.

Traz também o preenchedor Radiesse®, composto por micropartículas de hidroxiapatita de cálcio uniformes em tamanho e forma que garantem ao produto efeito imediato e duradouro, preenchendo e estimulando a produção de colágeno do próprio paciente.

Nenhum comentário: