quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Diet x Light

Qual é a verdadeira diferença entre esses produtos? Eles têm os mesmos benefícios? E quais são as suas contraindicações? Veja o que a medica Dra. Tatiana Cunha diz sobre o tema

O alimento diet atende as dietas com restrição de nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras ou sódio e sua indicação é para pessoas que apresentam condições metabólicas específicas, como diabetes, intolerância a glicose (pré-diabetes) e hipertensão arterial. 

Como exemplo citamos uma bebida diet, que possui um teor de açúcar menor que 0,5g/100 ml. Importante: diabéticos precisam ficar atentos ao rótulo, pois o produto pode conter frutose, glicose ou sacarose.

É muito comum os produtos serem utilizados com a finalidade de emagrecimento, porém se lermos o rótulo a situação se agrava, pois ainda existem as gorduras. Eis o X da questão, eliminar peso com menos açúcar ou menos sódio e mais gordura?

Leiam os rótulos dos produtos, eles mencionarão a quantidade de gordura. Exemplo disso é o chocolate diet, isento de açúcar, mas mais gorduroso e calórico que o produto normal. Vejam também a quantidade de adoçantes, sim, pois se são isentos de açúcar, algo teria que substituí-lo e nesse caso, são os adoçantes. 

O termo light utilizado para produtos com baixo ou reduzido valor energético ou nutricional. Em alimentos sólidos, devem ter no máximo 40 cal/100g e em bebidas a proporção é de até 20 cal/100ml ou a redução mínima de 25% em calorias, em comparação com produtos similares. 

A indicação desses produtos é para pessoas que desejam a perda de peso, mas atenção; atente-se aos excessos que poderão expressar uma quantidade de calorias ainda maior que os produtos normais. Por exemplo o chocolate light, redução de valor energético (calorias) ou de algum nutriente especifico.

Outro exemplo é o refrigerante light, que em sua maioria pode também ser classificado como diet, pois os dois são isentos de açúcar. 

Dra. Tatiana Cunha
Destaque pela renomada clínica em  Campo Grande, também atua em São Paulo, é conhecida como a médica das personalidades. Dra.Tatiana Cunha é médica Pós-graduada em Endocrinologia e Terapêutica da Obesidade.

A Dra. Tatiana Cunha é sempre muito procurada para os tratamentos preventivos  por seu vasto conhecimento na área e resultados efetivos. Além de atender seus pacientes em Campo Grande e São Paulo,  viaja frequentemente  buscando cursos e atualizações dentro de suas áreas de trabalho, sendo sua última viagem, para  Boston - Universidade de Harward.


Nenhum comentário: