terça-feira, 20 de maio de 2014

Cuidados com as alergias nas viagens

Existem diversos tipos de alergias, as mais comuns são as alimentares, de pele, de nariz, das vias respiratórias e oculares. Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, estima-se que 30% da população mundial sofra algum tipo de alergia. No Brasil foi identificado um aumento de 50% no número de alérgicos entre 1980 e 2010

“A reação alérgica pode ser desencadeada basicamente por duas formas: pela formação de um anticorpo que irá combater a substância ingerida, como no caso da rinite, com a reação à poeira; ou pela reação de células específicas que são responsáveis pela defesa do organismo. Essas células irão causar outros tipos de alergias, como a dermatite de contato e alergias de pele, que acontecem com os pacientes que entram em contato com algum medicamento”, explica a Dra. Ana Paula B. Moschione Castro, especialista em Alergia e Imunologia pela Associação Médica Brasileira de Alergia e Imunologia.

Precauções para amenizar o problema
Já é possível encontrar serviços específicos para alérgicos como: hotéis que possuem quartos com sistema de purificação especial do ar, etapas diferenciadas de higienização do ar condicionado e do aquecedor (os equipamentos recebem um tratamento de choque com ozônio, eliminando odores remanescentes e deixando o ar fresco e puro), protetores impermeáveis no colchão e no porta-travesseiro, entre outros.

Também existem companhias aéreas que atendem às necessidades específicas de passageiros com alergias, com a adaptação de equipamentos de cabine, menus alternativos (de comida e bebida) a bordo e nos aeroportos, programas de informação abrangente para a tripulação e pessoal de terra.

Mas utilizando serviços tradicionais ou mais direcionados à alergia, é importante adotar medidas básicas, que podem amenizar os sintomas, na hora de viajar. Veja as dicas:

Escolhendo o local
Se for viajar para o exterior, verifique quais são as condições climáticas do lugar e se há estação polínica, ou seja, uma determinada estação do ano que favoreça a disseminação dos pólenes, pois quando a concentração no ar de alguns grãos de pólen alcança determinados níveis, as pessoas alérgicas desenvolvem transtornos.

Verifique o acesso a cuidados médicos, especialmente se for ficar hospedado em um local remoto ou em um cruzeiro. É fundamental saber para onde ir ou a quem chamar se tiver algum sintoma.

Escolhendo o alojamento
Em hotéis, escolha quartos sem carpete, em alas destinadas para não fumantes.

Dependendo da intensidade da alergia, o ideal seria procurar se hospedar em um hotel com serviços especiais para alérgicos.

No caso de alergias alimentares, considere alugar um apartamento ou ficar em um apart hotel ou afins que possuam cozinha.

O que não pode faltar na mala
Medicamentos: certifique-se de levar a quantidade correta para o tempo de estadia.

Capa anti-ácaros para os travesseiros e colchões.

Informações médicas, receitas e orientações alimentares devem ser levadas escritas e traduzidas caso viaje para o exterior.

Meio de transporte
De carro: verifique a limpeza do automóvel e do ar condicionado.

De avião: tome um anti-histamínico com antecedência. Se estiver congestionado, utilize a sua medicação regular e considere o uso de um spray nasal descongestionante, de longa ação, antes da decolagem e aterrisagem. Lave as narinas com solução salina (soro).

Alergias alimentares devem ser notificadas previamente à companhia aérea.

Beba líquido,  mas evite bebidas alcoólicas.

Alimentação
Pacientes com alergia alimentar que vão viajar precisam estar preparados para buscar os alimentos permitidos.

Optar por levar a alimentação adequadamente acondicionada.
Consumir alimentos industrializados envasados que tenham rótulos claros ou conversar com nutricionistalocal  e garantir o preparo dos alimentos sem contaminação.

Dica de antialérgico
Claritin® (loratadina) é um antialérgico que proporciona alívio dos sintomas alérgicos por 24 horas e, geralmente, não causa sonolência. É indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica como coceira nasal, coriza, espirros, ardor e coceira nos olhos. Claritin também é recomendado para o alívio dos sinais e sintomas de urticária e outras alergias da pele. O medicamento possui três apresentações: Xarope sabor Pêssego 100 ml e caixas com 6 e 12 comprimidos, e é comercializado pela Merck Sharp & Dohme (MSD).

Nenhum comentário: