terça-feira, 20 de maio de 2014

SPFW apresenta Amo Moda Amo Brasil

São Paulo Fashion Week dá o pontapé inicial de uma grande campanha de promoção e valorização da moda brasileira, com o lançamento do filme que faz analogia a uma partida de futebol e narra a criação de uma peça de roupa do desenho ao corte do tecido a passarela

"Esse é um momento histórico em que todos os olhos estão voltados para o Brasil, com a realização de grandes eventos esportivos internacionais. É importante chamar atenção para o que nos identifica, além do futebol, e mostrar ao mundo onde o Brasil também é campeão", comemora Paulo Borges que, dentre outras atividades, idealizador e diretor artístico do SPFW.

O objetivo do Amo Moda Amo Brasil é destacar a importância dessa extensa cadeia que vai do fio ao varejo e reforçar a identidade da moda brasileira a partir de atributos reconhecidos de qualidade associados ao lifestyle do país. O projeto foi abraçado por grandes parceiros da moda, como Iguatemi, O Boticário e Riachuelo. Todos do setor estão sendo convidados a participar da campanha que se estende até 2016.

A cadeia produtiva do setor têxtil e de confecções é o elo fundamental da indústria da moda, engloba vários segmentos industriais independentes entre si, mas cuja integração é parte essencial de sua organização produtiva. Num momento em que países como Estados Unidos, Itália e Inglaterra buscam recompor parte dos seus parques produtivos, o Brasil ostenta uma posição invejável, figura na lista dos dez principais mercados mundiais da indústria têxtil, entre os maiores parques fabris do planeta; é o segundo mais importante fornecedor de índigo, o terceiro de malha e o quinto maior produtor mundial de algodão; está entre os cinco principais países produtores de confecção e é um dos oito grandes mercados de fios, filamentos e tecidos. 

A indústria da moda possui 300 mil empresas formais e representa 5,5% do PIB da indústria de transformação, tendo gerado R$ 140 bilhões em 2012, segundo dados da Texbrasil. O setor é o 2° maior empregador da indústria de transformação, sendo responsável por 1,7 milhão de empregos diretos - 8 milhões, se somados os indiretos -, dos quais 75% correspondem à mão de obra feminina. Segundo a Euromonitor, na última década, o mercado brasileiro da moda cresceu quase 300% - ritmo sem igual no mundo.

A campanha Amo Moda Amo Brasil vem sendo planejada há quase dois anos como um projeto de médio prazo e já tem desdobramentos previstos até 2016. Serão exposições, ensaios fotográficos, novos filmes e desfiles temáticos. As ações se apoiarão em pontos fortes da cadeia produtiva e criativa da moda nacional, a partir de quatro pilares de reconhecimento: o algodão, o denim, a moda praia e o craft/artesanal. Faz parte dessa programação a comemoração de 20 anos de criação do São Paulo Fashion Week em 2015. Para marcar a efeméride, o evento já planeja uma exposição histórica para contextualizar 20 anos de criação de moda no Brasil e a publicação de dois livros. 

O lançamento do primeiro filme objetiva engajar tanto participantes, profissionais e investidores do setor, como o consumidor final e, por isso, estreia com exibição em TV paga e na Internet para multiplicação, viralização e manifestações de adesão à causa. 


Em versões de 40 segundos na Internet e 30 segundos na TV, o filme fica disponível no canal Amo Moda Amo Brasil no Youtube, na fan page oficial da campanha no Facebook, no Portal Terra e será exibido em 10 canais Sky e no GNT. Assista agora mesmo: http://goo.gl/FX4L6i 


Compartilhe #amomodaamobrasil

Nenhum comentário: