domingo, 4 de maio de 2014

Workshop com designers brasileiros e italianos

O Museu de Escultura Brasileiro (MuBE) e o Italian Trade Agency de São Paulo oferecem três dias, 6,7 e 8 de maio, de workshops gratuitos com alguns dos maiores nomes do design brasileiro e italiano

Os arquitetos falarão sobre os  temas propostos pelo evento Design Made in Italy: engineering, performance, lifestyle e comunidade/arquitetura. Marko Brajovic, arquiteto croata radicado no Brasil, participará do Seminário de Abertura.

Os encontros são limitados a 40 pessoas e, para participar, é preciso chegar uma hora antes do início de cada palestra e retirar senha no local.

Os palestrantes

Mario Cucinella
Com 20 anos de carreira, é reconhecido por unir arquitetura contemporânea e sustentabilidade. Formado em Gênova, leciona na Technische Universitat de Mônaco e é professor honorário da Nottingham University. Em 2012, fundou a Building Green Futures, instituição sem fins lucrativos que pretende unir tecnologia e cultura ambiental. Em seu escritório, Mario Cucinella Architects, comanda um time de arquitetos, engenheiros e projetistas internacionais, além de um grupo de pesquisa e desenvolvimento.

Pedro Franco Santoro
Arquiteto, designer e fundador da marca A Lot Of, tem longa relação com o mercado italiano. Participou de inúmeras edições do Salão de Milão, foi convidado para a Torino Design Week - ao lado de personalidades como Enzo Mari - e para o Salão Satellite. Como curador, realizou a mostra "Brasil é Cosí", na qual expôs o trabalho de 32 jovens designers nacionais no Salão de Milão de 2009. Suas criações mundialmente famosas - as poltronas Orbital, Supernova e Carnevale - saíram em editoriais de revistas do Brasil e do mundo.

Sidonio Porto
Mineiro da cidade de Patrocínio, formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Explorou, nos anos seguintes, a tecnologia do concreto pré-moldado, hoje referência na maioria de seus projetos. Ficou conhecido por complexos e conjuntos industriais de grande porte, como hotéis, centros financeiros, e a rodoviária de Itapemirim. Foi professor da FAU-UFMG, e da Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Foi vencedor do concurso nacional de projetos de arquitetura para a Sede da Petrobras em Vitória (ES).

Viovanni Ceccarelli
Engenheiro e designer de iates, é professor de mestrado em design e diretor da empresa localizada em Ravenna e que, fundada pelo pai na década de 50, leva o sobrenome da família. Alguns de seus maiores projetos foram iates em série, e um de seus barcos à vela foi recordista da competição Centomiglia, que ocorre anualmente no lago de Garda, no norte da Itália.

Tânia Ortega
Iate designer, tem um estilo cheio de charme e sofisticação. Com mais de 20 anos de carreira, ela procura transformar os barcos em extensões do lar, verdadeiras casas em alto-mar. Atenta a cada detalhe, Tânia imprime luxo, bom gosto, elegância e estilo próprios em cada projeto, arquitetado de acordo com o sonho de cada cliente. Foi a primeira a introduzir o uso de persianas nas janelas e pastilhas para a decoração dos barcos, algo que confere um aspecto ainda mais moderno, atual e arrojado ao interior das embarcações.

Benedito Camerana
Arquiteto e paisagista, é membro da Comissão Científica do Instituto Europeu de Design (IED) e professor no Instituto Politécnico de Turim. Em 1997, fundou o estúdio de arquitetura Camerana & Partners, conhecido por acolher jovens arquitetos de toda a Europa. Os projetos da arena olímpica que abrigou os Jogos de Inverno de Turim de 2006 e do shopping Bicocca, em Milão, levam sua assinatura.

Arthur Wong
Gerente de marketing da Ducati Motor Holding do Brasil, é especialista em marketing e comunicação, tendo atuado como gerente de marketing na Mercedez-Benz, e na criação, coordenação e execução de eventos institucionais da rede Globo de 2005 a 2007.

Ricardo Medrano
Designer de motos, é formado em arquitetura e sempre teve nas expressões artísticas seu lado mais marcante. Em 2005 abriu a Johnnie Wash, loja de motos customizadas. Ricardo não segue escolas ou tendências, e imprime em seus projetos características únicas e harmoniosas. O resultado são motos elegantes e inovadoras. Interessado em projetos pioneiros, junto com sua equipe desenvolveu uma moto produzida inteira em alumínio, um material de tecnologia renovável, e com motor movido a etanol.

Workshops
Arquitetura e Comunidade, com Mario Cucinella, Benedetto Camerana e Sidonio Porto

Como a tecnologia das obras pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e do ambiente no qual elas se encontram - mobilidade urbana, recuperação de áreas, sustentabilidade, etc.

Data: 6/5 - Horário: 19h


Engineering, com Giovanni Ceccarelli e Tânia Ortega
Designer de iates falará sobre os processos de construção e design industrial.
Data: 7/5 - Horário: 9h30


Lifestyle, com Benedetto Camerana e Pedro Paulo Franco Santoro
Estilo e bom gosto na criação de novas peças.
Data: 7/5 - Horário: 19h


Performance, com Arthur Wong e Ricardo Medrano
Otimização do processo que começou com Leonardo Da Vinci e se prolonga até hoje.

Data: 8/5 - Horário: 9h30


Serviço
Datas: 6, 7 e 8 de maio de 2014
Espaço expositivo do Museu de Escultura Brasileiro (MuBE)
Av. Europa, 218 - Jd. Europa - São Paulo/SP
Grátis

A participação é gratuita. Para participar, é necessário chegar com pelo menos uma hora de antecedência de cada workshop.
Vagas: 40 pessoas por sessão.

Nenhum comentário: