quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Estilista Ronaldo Fraga lança livro

Estilista narra a história da chita em livro com ilustrações da alemã Ana Göbel

“Estampas falam, cores suspiram... mas só a chita canta e dança.” É dessa forma poética que o estilista Ronaldo Fraga qualifica esse tecido tão brasileiro, feito de algodão, com estampas de cores fortes, geralmente florais, e trama simples.

Utilizada por ricos e pobres e difundida por todo o país, sua “família” chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na segunda metade do século XIX, quando a indústria têxtil nacional crescia consideravelmente. Para resgatar a história desse tecido, com força e personalidade que lhe permitem sobreviver à globalização, a escritora e ilustradora alemã Anna Göbel convidou o estilista Ronaldo Fraga para dar voz à chita nesse lançamento da Autêntica Editora, destinado a leitores de todas as idades. 

As imagens exploram a diversidade de cores e formas, padrões e texturas da chita em figuras e cenários de festas populares como o maracatu, as festas juninas, as danças e os folguedos populares. 

A narrativa é toda em primeira pessoa, feita pela “própria chita”, que explica sua origem e a origem de seu nome, fala de seus “antepassados”, originários da Índia na Idade Média e conhecidos como chintz. Da variação dessa nomenclatura, nasceu aqui a chita, com novas padronagens, contornos em preto e cores vivas e variadas. Aqui, também, a família cresceu, com o surgimento do chitão, com flores grandes, e dachitinha, com flores miúdas.

A alemã Anna Göbel conta que se apaixonou pela chita desde que chegou ao Brasil. “Ela me dizia muito do jeito alegre desse povo que me recebeu de braços e coração abertos. Usando papel, tesoura e cola, comecei a brincar com ela, e marquei um encontro com Ronaldo Fraga, acreditando que ele pudesse me contar mais casos sobre a chita.” Após o encontro, impressionada com a riqueza de informações, Anna convidou o estilista para “dar palavras aos seus desenhos”, proposta aceita por Fraga. “Muito me honrou o convite feito por uma alemã (!) para dar palavras a suas lindas ilustrações, inspiradas na festa dessa sertaneja.” O resultado é um brinde à cultura e à identidade nacional, numa homenagem a um tecido que é também uma expressão de brasilidade.

Anna Göbel
Conhecida como artista plástica e ilustradora, também é professora. Anna ilustrou obras importantes de escritores brasileiros, como Ana Maria Machado, Leo Cunha e Sylvia Orthof. Além disso, expôs suas obras no Brasil e na Alemanha, Argentina, Espanha, Chile, Uruguai e Finlândia.

Ronaldo Fraga
Estilista, suas coleções resgatam referências da cultura brasileira, celebrando nas roupas uma interpretação particular da obra de grandes ícones da música, da literatura e de outras manifestações artísticas de tradição popular. Sua contribuição à moda e à cultura brasileira lhe rendeu prêmios importantes, entre eles o Prêmio Trip Transformadores, entregue pela revista Trip, o Prêmio Talentos do Brasil, da revista Contigo, e o Design of the Year, do Design Museum de Londres. 


Livro: Uma festa de cores
Autores/ilustradores: Anna Göbel e Ronaldo Fraga
Editora Autência
Número de páginas: 48 
Formato: 22 x 24.6 cm
Preço: R$ 49,00
Lançamento em Belo Horizonte
Data: sábado, 15 de novembro de 2014, das 15h às 19h
Local: Centro de Arte Popular Cemig
Rua Gonçalves Dias, 1608 - Belo Horizonte (MG)

Nenhum comentário: