terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mitos e verdades sobre caspas

Atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com este problema. Muita gente não sabe ao certo se a caspa é um problema causado por falta de higiene, maus hábitos ou problemas de saúde. E como o tema ainda é cercado de mitos tanto na causa, quanto no tratamento, a Dra. Juliana Neiva, dermatologista das celebridades, trouxe algumas respostas sobre o assunto 

Ao contrário do que maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com a falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Ou seja, você não “pega” ou transmite caspa.

Não existe cura para caspa, e sim controle. O principal fator para o aparecimento da caspa é a presença do fundo Malassezia em níveis elevados, o que contribui para enfraquecimento do couro cabeludo, que pode já ser frágil e, aumento da secreção de sebo.

Dentre outros fatores que podem contribuir para o aumento deste problema estão: alimentação inadequada, estresse físico e psicológico; consumo excessivo de álcool;  fatores externos, como muito uso de secador, excesso de produtos químicos no couro cabeludo; alta exposição do sol, uso de água muito quente e aplicação de produtos químicos agressivos.

Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa? 
Não, mas a alta temperatura da água pode fragilizar o couro cabeludo e contribuir com o aparecimento da caspa. Lavar a cabeça com anticaspa diariamente, ajuda na eliminação da Malassezia, na remoção da oleosidade e de agentes poluidores.

Os xampus anticaspa ressecam os fios? 
Se for um xampu de qualidade, não. Porque assim como um xampu, estes apresentam propriedades condicionantes que ajudam a combater o ressecamento dos fios. Antes de tudo, é importante escolher o produto anticaspa certo para seu tipo de cabelo.

Lavar a cabeça mais vezes ao dia ajuda? 
Muito pelo contrário, pode até agravar o problema. O excesso de lavagem pode irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto. É recomendado lavar no máximo uma vez por dia. 

É verdade que o eucalipto auxilia no controle da coceira? 
Sim. O eucalipto é conhecido por ter importantes propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Essa árvore é usada desde o século XVIII como planta medicinal pelos seus efeitos anti-inflamatórios e anticépticos.

É só usar anticaspa algumas vezes para se ver o livre do problema? 
Não.  Pessoas com tendência ao aparecimento da caspa devem controlar o problema com o uso contínuo do xampu. Sem a ação do ingrediente anticaspa presente exclusivamente nas fórmulas dos produtos específicos para este tratamento, a caspa volta a aparecer.  O uso constante auxilia na prevenção do problema para aqueles que têm predisposição a ter caspa. Substancias como o ZnPTO são muito eficazes tanto na prevenção, como no tratamento do problema.

A caspa pode ocasionar queda de cabelo?
Sim, a caspa atinge diretamente o couro cabeludo, e assim, as pessoas que são atingidas pela caspa podem apresentar algum grau de queda. De acordo com estudos, 72% dos indivíduos com caspa têm queda de cabelo.

Suco de Tomate ou de limão no couro cabeludo são medidas caseiras para se tratar a caspa, elas funcionam? 
Não. Essas técnicas não são comprovadas por estudos científicos. Alguns desses procedimentos ainda podem causar problemas. A combinação do suco de limão em contato com o couro cabeludo e sol pode causar queimaduras.

Sugestão de produtos
Clear – Limpa e Purifica:  ideal para cabelos oleosos. Combina ativos anticaspa com o chá verde, reforça a limpeza e os efeitos purificantes. O mentol proporciona uma sensação de refrescância ao couro cabeludo. Além de hidratar profundamente os fios, o produto elimina a oleosidade sem causar ressecamento aos fios.


SAC: 0800 707 7512

Nenhum comentário: