segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Moda e publicidade no Brasil nos anos 1960

O assunto será retratado no livro escrito pela doutora em história Maria Claudia Bonadio

Ricamente ilustrado, Moda e Publicidade no Brasil dos anos 1960, apresenta uma análise da autora sobre como a publicidade e os editoriais de moda, usando ícones brasileiros como as paisagens, cantores, patrimônios históricos e personalidades, contribuíram para a criação de uma identidade e da indústria de vestuários brasileira. Entraram também nesta pesquisa a influência das grandes feiras de negócios para a sedimentação do setor.

“É curioso ver um trabalho histórico tão minucioso sobre fatos que você viveu há quase cinquenta anos. E, principalmente, pude refletir sobre o que é o trabalho que fazemos a cada instante e sobre o fato de não termos ideia, enquanto o fazemos, de como ele se refletirá no futuro de tantas criaturas humanas”, diz no prefácio o publicitário Roberto Dualibi.

O novo título da nVersos Editora se debruça sobre as variáveis que contribuíram para a construção de uma imagem da moda brasileira, a partir da segunda metade do século XX com foco na peças e campanhas publicitárias do período.

O livro será lançado dia 27 de novembro, próxima quinta-feira, a partir das 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo. 

Maria Claudia Bonadio
é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2004 é professora de História da Moda e, atualmente, é docente do bacharelado em Artes e Design e mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É autora da obra Moda e Sociabilidade: Mulheres e Consumo na São Paulo dos anos 1920; (2007) e uma das organizadoras do livro História e Cultura de Moda; (2001).


Há vinte anos realiza pesquisas sobre história da moda e do consumo no Brasil, tendo publicado diversos artigos sobre o tema em revistas científicas brasileiras e estrangeiras, dentre as quais Cadernos Pagu, Horizontes Antropológicos, International Journal of Fashion Studies e Film, Fashion & Consumption. Desde 2010 é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem).

Nenhum comentário: