domingo, 8 de fevereiro de 2015

Mitos sobre xampu

Tricologista explica que, além de escolher o xampu ideal para cada tipo de cabelo, é preciso saber como utilizá-lo para potencializar os resultados e afirma: você tem de lavar corretamente o couro cabeludo e nunca aplicar o xampu diretamente nos fios

Tricologista, especialista em Terapia Capilar e pioneira no assunto no Brasil, Patrícia Maciel, responde a algumas perguntas essenciais: 

Mitos:
Os fios precisam ser esfregados para que a sujeira se elimine? Mito
O fio de cabelo é a parte morta da cabeça. Vivo é o couro cabeludo – e é a ele que você deve dar toda a atenção. Por isso, o couro deve receber o xampu e ser suavemente massageado, em movimentos circulares, para ativar a circulação e para que os ativos penetrem nele. É a partir do couro cabeludo que os fios receberão nutrientes para ficarem saudáveis, portanto, doenças do couro cabeludo, alergias e uso inadequado de produtos fazem seus cabelos cair.

Xampu só limpa e condicionador hidrata? Mito
A função do xampu é limpar, tratar e hidratar os cabelos, removendo o óleo e mantendo a umidade dos fios. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o condicionador não tem a função de tratar, mas sim de repor a oleosidade retirada pelo xampu, que é importante para anular a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos.

Lavar os cabelos duas vezes é desperdício de produto? Mito
A primeira lavagem limpa e a segunda tem a função de tratar. Para a primeira espumada, deve-se escolher um xampu neutro, mais leve. Pode até mesmo ser um xampu infantil, de preferência sem parabenos (conservantes) e sem sal. Já para a segunda espumada, é ideal um xampu que tenha propriedades para tratar o cabelo, repondo minerais, regenerando, desengordurando ou nutrindo, dependendo do caso.

Xampu antirresíduos é ideal para a limpeza profunda dos fios – Mito
O xampu antirresíduo elimina o resíduo e as propriedades do cabelo, como vitaminas, minerais e óleo. Por isso, ele pode ficar fraco, sem brilho e danificado. A limpeza profunda deve ser feita apenas por um profissional, senão pode ser perigosa para a saúde dos fios.

Cabelo tinto é sinônimo de cabelo sensibilizado – Mito
O cabelo sensibilizado é aquele que quebra com facilidade, por ter sido exposto a intempéries – sol, água salgada, vento – ou outros fatores, como ter ficado preso com elásticos. Cabelo sensibilizado ou quebrado precisa de xampu regenerador, com ativos como queratina, pantenol, vitamina A, murumuru e aminoácidos. O cabelo tingido necessita de produtos com antioxidantes, como vitamina E, óleo de semente de girassol, extrato de caviar ou óleo de argan.

Dicas
Como escolher o melhor xampu
É melhor escolher um xampu cujos princípios ativos não façam uma limpeza muito bruta, pois podem irritar o couro cabeludo e até prejudicar os fios de cabelo. O melhor é comprar o xampu no salão de beleza, pois o profissional vai poder orientar o que é mais adequado para cada tipo de cabelo e ajustar essa indicação conforme as necessidades individuais. Comprar xampus sempre de empresas bem conceituadas e que utilizem ativos naturais em suas formulações é outra maneira de garantir a qualidade do produto.

Xampu sem sal é melhor
O cloreto de sódio é uma das substâncias que funciona como espessante. Um dos principais ativos de limpeza é o lauril, que não faz espuma. O xampu com sal pode agredir o cabelo – principalmente aquele que é lavado diariamente – pois o sal deposita nos cabelos cristais de minerais que potencializam a absorção de raios UV. Existem substâncias como o Sodium Coco, derivada do óleo de coco, que substituem o sal nas formulações.

O melhor xampu para cabelos ressecados
Ele deve ter propriedades emolientes e nutritivas, com ativos umectantes (glicerina ou ceramidas), nutritivos (como o d’pantenol) e hidratantes (soja, ureia, algas marinhas e aloe vera – também conhecida como babosa). Ativos como gergelim, macadâmia e damasco repõem a perda hídrica dos fios.

Já olhou o pH?
Um xampu com pH alto é pior do que um com adição de sal para cabelo.

O melhor xampu para cabelos oleosos
Procure ativos como argila, lama negra, alecrim, jojoba, vitamina C e jaborandi, que são substâncias secativas e desengordurantes, recomendadas para cabelos oleosos.

Para nutrir os cabelos secos
Nos cabelos secos, é preciso repor os lipídeos, com ativos como abacate, manteiga de karitê, aloe vera, lanolina, calêndula e óleo de uva. É preciso equilibrar o óleo da raiz, pois este não é o óleo que nutre o cabelo.

Como lavar os cabelos corretamente
Antes de molhar o cabelo, Patrícia recomenda penteá-los. Dessa maneira, você os desembaraça, ativa a circulação sanguínea e distribui a oleosidade natural entre a raiz e as pontas – que protege da ação excessiva do xampu. Espalhar duas gotinhas de óleo de argan sobre os fios também ajuda nessa proteção.

Depois de molhar a cabeça, com água fria ou morninha (nunca quente), imagine cinco pontos nela: são um central (na frente, acima do meio da testa), um no topo da cabeça, um na nuca (numa linha reta) e dois laterais (um de cada lado da cabeça). É nesses pontos que você aplicará uma pequena quantidade de xampu. Para a cabeça toda, você usará a quantidade equivalente a uma moeda de um real. Massageie o couro com os dedos, sem as unhas, fazendo movimentos circulares em toda a caixa craniana. Enxágue e repita a operação, sem aplicar o xampu diretamente nos fios: o produto será levado às pontas do cabelo pela água do enxágue e isso já é o suficiente para limpá-los e tratá-los.

Manuseie seus cabelos com delicadeza. O fio de cabelo molhado está no estágio de maior elasticidade e, portanto, maior fragilidade. Nessa fase é preciso ter o maior cuidado possível para que ele não quebre nem deforme.

Após o segundo enxague, aplique o condicionador, massageando da raiz para as pontas, alinhando a cutícula do fio de cabelo. Enxague bem em todas as etapas. Finalize tirando o excesso de água com uma toalha felpuda.

Patrícia Maciel
Formada em Terapia Capilar pela faculdade Takara Belmont, em Nagoya, Japão, Patrícia Maciel especializou-se em tratamentos de ordem capilar e recuperação capilar. Para isso, estudou Biologia Cutânea, Farmácia, Ortomolecular Capilar, Cosmetologia, Eletroterapia, Tricologia e Terapia Sacro-Craniana, entre outras disciplinas.

No Brasil, é pioneira em Terapia Capilar e fundou o Núcleo Capilar Patrícia Maciel. Atende clientes do Brasil e do exterior, além de ministrar palestras e cursos e ser consultora de diversos veículos de comunicação. 

Patrícia Maciel

www.patriciamaciel.com.br  / 11 3044 7256

Nenhum comentário: