sexta-feira, 20 de março de 2015

O mercado de produção de moda no Brasil

O assunto será tema de mesa-redonda no SENAC Penha, em São Paulo, quando também será discutida a articulação com áreas relacionadas ao tema, como jornalismo de moda e meio editorial

Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), referentes ao ano de 2014, indicam que o Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo e o segundo maior empregador da indústria de transformação.

Outro tópico que será destacado no evento é a atuação profissional no setor. "O técnico em produção de moda é quem viabiliza a criação da imagem de moda para diferentes mídias impressas e eletrônicas, elabora a composição visual de lojas e vitrines para despertar o desejo de consumo nas pessoas e organiza eventos como feiras, desfiles e exposições para apresentações públicas de estilo, por meio da pesquisa de tendências e referenciais estéticos, produção e composição de figurinos, além do planejamento executivo e orçamentário", explica Monayna Pinheiro, docente de moda do SENAC Penha.

"Nesses processos que articulam o sistema da moda, o trabalho do produtor é fundamental para estabelecer uma relação direta entre produto e consumidor, elaborando a composição de looks e coordenando a montagem de ambientes direcionados para a divulgação. Além disso, observa-se um aumento significativo do espaço dedicado à moda nos mais diversos meios de comunicação devido à valorização da imagem na atualidade", destaca a docente.

Participantes
Glauco Sabino
Figura conhecida entre os internautas como uma das referências de informação do universo da moda, é repórter dos sites Lilian Pacce, Quem e Marie Claire e editor do canal de moda do portal R7. Colaborou com o jornal Folha de S. Paulo, além dos sites Chic e RG e hoje é roteirista do programa GNT Fashion. Durante seis anos como editor do Descolex, foi duas vezes indicado ao prêmio melhor blog de moda nacional e parceiro dos portais da MTV, Yahoo! e iG.

Jorge Wakabara
Trabalha há mais de dez anos em jornalismo de moda. Formado pela PUC-SP, começou sua carreira no site Chic, de Gloria Kalil, fez algumas edições da revista Caras Moda com Regina Guerreiro e é editor-chefe do site Lilian Pacce há seis anos. Paralelamente, também mantém uma paixão pelo figurino. Começou a trabalhar no mundo fashion no projeto-mostra Filme Fashion, de Alexandra Farah, e virou figurinista de um grupo de teatro paulistano, o Coletivo Teatro Dodecafônico.

Serviço
Senac Penha
Mesa-Redonda: O mercado da produção de moda no Brasil 
Rua Francisco Coimbra, 403 - Penha
São Paulo - SP
penha@sp.senac.br
Fone: 11.2135-0300
Dia 23/03/2015 das 19 horas às 21h30
Participação gratuita

Para se inscrever clique aqui 

Nenhum comentário: