terça-feira, 31 de março de 2015

O protetor ideal para sua pele

Escolher um fotoprotetor adequado não é uma tarefa muito simples. É preciso priorizar o produto adequado ao seu tipo e tonalidade de pele, além de levar em consideração se há lesões (acne, rosácea ou alergias), gravidez e até mesmo a faixa etária

"Quando você utiliza o produto ideal para as suas características, certamente ele irá atuar de forma mais eficaz e garantir melhor proteção contra queimaduras, sensações de ardor e inchaços causados pelos raios solares. Escolher o fotoprotetor inadequado pode provocar ou piorar oleosidade, vermelhidão, coceira, acne etc. É fundamental que o fotoprotetor atue contra os raios UVA (penetram profundamente na pele) e UVB (penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras do sol)", informa Joyce Rodrigues, Farmacêutica Bioquímica, Mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda filtros solares e Diretora Técnica da Mezzo Dermocosméticos.

Identifique o produto ideal para você
Peles com propensão a alergia, acne e rosácea: as pessoas assim devem evitar produtos com conservantes ou fragrâncias. Optem pelos filtros solares físicos (aqueles que refletem ou dispersam os raios), pois são menos susceptíveis a causar reações cutâneas, além de evitar produtos que contenham álcool na formulação. Pacientes com tendência à acne devem evitar filtros solares gordurosos (normalmente comercializados como creme). Prefira os produtos com fórmulas "oil free", em gel ou gel-creme. Além do mais, as pessoas em uso de medicações tópicas para tratar a acne devem redobrar os cuidados, uma vez que alguns medicamentos podem aumentar a sensibilidade ao sol, causando queimaduras. Consulte o médico.

Pele seca:  pode se beneficiar de protetores solares hidratantes. Há no mercado diversos filtros solares que também hidratam a pele, mas o protetor solar não substitui o hidratante. Por isso, passe o cosmético de costume no rosto e no corpo pelo menos 15 minutos antes do protetor.

Peles em tons mais escuros: essas pessoas, normalmente, pensam que não há necessidade de utilizar protetor solar, o que é um erro. A radiação solar também causa malefícios nesse tipo de pele. Desta forma, prefira os filtros solares físicos, especialmente os produtos à base de titânio, com ampla cobertura contra os raios UVA e UVB, com FPS 15, no mínimo.

Peles com melasma, histórico de câncer de pele ou pele muito clara: para esse público o mais indicado é um protetor solar com FPS 30, no mínimo. Ele deve ser utilizado diariamente e reaplicado a cada duas horas ou após nadar ou suar muito.

Crianças: alguns produtos podem conter ingredientes que irritam a pele das crianças. Por isso, entre os seis meses e dois anos de idade, prefira os protetores específicos para bebês, com FPS 30 (acima de 30, somente se indicado pelo dermatologista). Após os dois anos as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais. Prefira as versões em spray, mas não aplicar diretamente no rosto, coloque o produto nas mãos para e, em seguida, espalhe sobre o rosto da criança.

Gestantes: devem usar muito filtro solar no rosto para evitar o melasma (manchas). Nesse período, a capacidade de absorção da pele é maior, por isso, é imprescindível redobrar os cuidados com as substâncias contidas em todos os produtos que a gestante usar. A escolha do fotoprotetor deve ser compatível com o tipo de pele. É fundamental que o produto tenha proteção FPS 35, no máximo, pois garante proteção e é seguro para a gestante. Isso porque, quanto maior o fator de proteção, mais produtos têm na composição.

Idosos: embora esse público já tenha recebido grandes quantidades de exposição solar ao longo da vida, também precisa de cuidados, pois, em qualquer idade, a exposição solar desprotegida aumenta o risco de câncer de pele, além de acelerar o processo de envelhecimento. Os idosos com mobilidade reduzida podem ter dificuldades para aplicar protetor solar em determinadas áreas, como pernas e costas. Nesse caso, os produtos em spray podem ser uma ótima opção.

Joyce Rodrigues
Farmacêutica e Bioquímica, pós-graduada e MBA em Cosmetologia e Mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda filtros solares. É Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos da Mezzo Dermocosméticos.


Nenhum comentário: