segunda-feira, 1 de junho de 2015

Fome que não passa

Por que sentimos mais fome no inverno? Confira dicas sobre como controlar a ansiedade e evitar comer demais nesse período

Sabe aquela vontade de comer algo bem calórico, que chega nas horas mais inesperadas do dia? Essa sensação é muito mais comum no inverno, estação em que a queda dos termômetros exige maior gasto calórico do organismo para manter a temperatura corporal estável.

E tem mais. Segundo a Dra. Suemi Marui, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica, durante o inverno, as pessoas fazem menos atividade física, não só por causa do tempo mais frio, mas também por diminuição da luminosidade natural. Resultado: a equação alimentação e gasto calórico não fica equivalente. 

Algumas pesquisas afirmam que o instinto humano é o maior influenciador desse comportamento. Estudo feito pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, rastreou o quanto as pessoas comiam em cada estação do ano e com que rapidez comeram. O resultado foi que os entrevistados consumiram cerca de 200 calorias a mais por dia a partir do outono.

Nesta época, as pessoas ficam propensas a comer alimentos ricos em gorduras e açúcares, o que pode acarretar no ganho de peso indesejável. 
Independente do motivo que leva ao aumento da fome, é importante manter a alimentação balanceada e evitar os excessos. “É preciso optar por porções menores e escolhas certas, além de não deixar que a preguiça se torne um empecilho na rotina de atividades físicas”, conclui Dra. Suemi.

Sugestões para manter a boa forma no inverno
·        Não confunda tédio com fome. Se você está sem nada para fazer, beba um copo de água e encontre algo para se ocupar. Se você ainda tem fome depois de 20 a 30 minutos, você provavelmente está realmente com fome. Faça pequeno lanche, algo menos calórico, como uma fruta;

·        Mantenha sua rotina de exercícios, nem que tenha que usar roupas extras para fazer seus treinos em ambientes abertos;

·        Não se prive dos alimentos que você ama. É só encontrar uma maneira de encaixa-los em seu cálculo de calorias. Uma alternativa é consumi-los de forma compensatória, tipo nos dias em que os exercícios físicos são feitos com maior intensidade;

·        Cuide da hidratação. Muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. É necessário tomar uma média de dois litros por dia. Esse consumo pode variar em dias mais quentes ou mais frios e em dias com maior ou menor atividade física;

·        Evite massas, que são muito calóricas, principalmente aquelas preparadas com molhos brancos e outros ingredientes com alto teor energético;

·        Prefira o consumo de derivados do leite desnatado;

·        Cuidado com chocolate, nozes, castanhas e avelãs. Eles são nutritivos, contêm boa gordura, mas são muito calóricos;

·        Curta o inverno usando mais bebidas quentes e pouco calóricas. E lembre-se que este é um excelente momento para descobrir os diferentes sabores dos chás e cafés, por exemplo.

Alta Excelência Diagnóstica
Uma empresa da Dasa, grupo especializado em diagnóstico e de referência no segmento de saúde brasileiro e internacional. A marca une três pilares: corpo clínico experiente, tecnologia avançada e excelência em serviços. A prioridade no Alta é o paciente.

O Alta Excelência Diagnóstica oferece um Núcleo de Assessoria Médica exclusivo com acesso direto do médico solicitante ao corpo clínico das especialidades, garantindo contato rápido e diferenciado aos especialistas. Nas unidades, além do conforto do ambiente, que vai desde o paisagismo à decoração, os pacientes têm acesso a rede Wi-fi, Ipads, revistas e outras comodidades.

Foi desenvolvida com exclusividade para a marca uma odorização antialérgica que promove um ambiente sutil e agradavelmente aromatizado. Além disso, todos os itens de rouparia, do lençol ao roupão utilizado para circular nas áreas de atendimento, são compostos por peças de algodão egípcio com 600 fios.

Por meio de um trabalho conjunto realizado por médicos, chefs e nutricionistas, o Alta Excelência Diagnóstica oferece cardápios de desjejum especiais: Clássico, Diet, Sem Glúten, Sem Lactose, Especial (para pacientes que demandam um atendimento diferenciado), Infantil e Kosher.

A marca possui certificações essenciais para o mercado: OHSAS 18001(“Occupational Health and Safety Assessment Series”), que consiste em um sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho; ISSO 14001, que estabelece diretrizes sobre a área de Gestão Ambiental e ISO 9001, utilizada pelas organizações para estruturar os seus sistemas de Gestão da Qualidade, além de acreditada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e pela College of American Pathologists (CAP).


Nenhum comentário: