sábado, 13 de junho de 2015

Validade dos cosméticos

Todos os alimentos possuem data de validade. Muitos vêm com a indicação "após aberto, consumir em três dias". Isso significa que a interação entre o produto, o oxigênio, a umidade e os micro-organismos do ambiente geram desgaste e podem até estragar o alimento. Você sabia que com os cosméticos funciona da mesma forma? 

O setor de cosméticos não para de crescer; é comum ver o público feminino, sobretudo, comprando esses produtos por impulso. O resultado é que vários cosméticos com a mesma finalidade são abertos e esquecidos nas prateleiras, a ponto de expirar o prazo de validade ou o PAO (Period After Opening).

"A finalidade do PAO é indicar em quanto tempo um produto cosmético deve ser consumido após ser aberto, para garantir sua eficácia e segurança, já que a qualidade dos produtos pode ficar reduzida após a abertura da embalagem, caso o produto venha a sofrer alguma degradação decorrente do meio externo", esclarece Bruna Mansani, química e responsável pelo controle de qualidade de produtos da Buona Vita Cosméticos. 

Segundo a especialista, respeitar a determinação de consumo do Período Após Aberto é um dos fatores que influenciam a segurança e eficácia do cosmético. Já a Data de Validade é a data em que o produto expira e não deve mais ser usado, podendo oferecer riscos ao consumidor. "No caso de profissionais da área de saúde, estética, clínicas e centros de beleza, a utilização de produtos expirados representa também infração sanitária", complementa.

A Buona Vita é, mais uma vez, a primeira empresa de cosméticos profissionais a trazer uma novidade para o mercado de saúde e estética. "Na embalagem dos produtos da Buona Vita, já contamos com o ‘período após aberto’, indicado por um ícone que representa um pote aberto, no qual há a informação de um número e uma letra", explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.

De acordo com a química, todos os produtos cosméticos após abertos têm sua validade alterada pelo fato de estarem expostos a uma série de fatores — independente de o produto trazer ou não essa informação em sua rotulagem. "Nossa mão, nosso corpo e o meio ambiente em geral têm muitos micro-organismos, portanto, dependendo de sua embalagem, da forma como o produto é manuseado, bem como sua conservação, a carga microbiana injetada para dentro do frasco e que, consequentemente, entra em contato com o produto cosmético, é muito grande. Por isso, não podemos esquecer de que, quanto mais o produto for exposto à contaminação, mais o sistema conservante ficará sobrecarregado, podendo ultrapassar sua capacidade de conservação", explica.

Para determinar o PAO, a química conta que é importante analisar o produto como um todo, pois alguns são mais susceptíveis a sofrerem alterações e perda de suas propriedades. "Os principais fatores para a determinação correta do PAO são: o sistema conservante do produto; presença de água; matérias-primas e características como capacidade de conservação e se são passíveis de sofrerem alterações químicas em contato com o ar ou outros agentes oriundos do meio externo; o tipo de embalagem e a probabilidade de exposição a micro-organismos e à contaminação externa; e, por fim, a indicação de armazenamento depois de aberto, o modo de uso e os hábitos do consumidor de determinado produto", lista.


Bruna ressalta ainda a orientação de que nunca se deve utilizar produtos cosméticos fora de sua Data de Validade ou da indicação de Período Após Aberto. "Dependendo das matérias-primas ali contidas, o produto fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos que podem causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde. Se for um produto para área dos olhos, ou um que entrará em contato com a pele, pode provocar desde irritação até infecção mais grave caso a pele já tenha alguma lesão", exemplifica a química.

www.buonavita.com.br / SAC 41 3023 1855

Nenhum comentário: