sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Beber água antes de comer emagrece

A Dra. Viviane Christina de Oliveira, endocrinologista e metabologista da Endoquali, comenta artigo publicado em Agosto na revista Obesity, onde estudo mostra que beber aproximadamente 500 ml de água antes das refeições, pode levar a maior redução de peso

Tomar água emagrece?
A orientação dos médicos é para que o corpo seja mantido hidratado sempre; é sabido que para estar em equilíbrio isto é muito importante. Uma desidratação leve pode ser interpretada pelo cérebro como sensação de fome. No mês de Agosto, foi publicado um artigo interessante na revista Obesity - de acordo com um novo estudo em que foram analisados adultos obesos, com dois copos de água antes de uma refeição, é possível comer menos, sem perceber.

Foram recrutados 84 adultos de Birmingham na Inglaterra, com obesidade para um experimento de 12 semanas. O estudo foi controlado para a quantidade de comida e atividade física igual em ambos os grupos e um grupo foi instruído a beber cerca de 500 ml de água meia hora antes de suas refeições. Os pesquisadores monitoraram o peso de todos no início, meio e final do experimento, juntamente com a sua urina para garantir que o grupo aumentou realmente a ingesta de água.

O grupo que tomou água perdeu cerca de 1,3 kg a mais do que o grupo que não fez a ingestão de água. E quanto maior era a ingestão de água, melhores eram os resultados; pessoas que bebiam 500 ml antes de cada refeição perderam cerca de 4,3 kg, ao longo do experimento.

“Água pode emagrecer, porque simplesmente enche o estômago e ajuda a aumentar a saciedade. Este é apenas um primeiro passo no sentido de conseguir uma boa comprovação, e mais pesquisas são necessárias antes que os mecanismos sejam totalmente esclarecidos”, comenta a Dra. Viviane.

Endoquali
É um projeto da Dra. Viviane Christina de Oliveira (Endocrinologista e Metabologista) que visa a saúde como um todo, um modelo assistencial baseado no paciente, na prevenção, na qualidade de vida com embasamento prático e científico, atualizado e personalizado. Por meio de programas específicos com equipe multidisciplinar: Endócrino, Nutricionista, Coach, e Educador Físico. Como principal foco a qualidade de vida e bem-estar para quem busca tratamento de doenças na área de Endocrinologia e Metabologia como Diabetes, Obesidade, problemas de Tireoide, entre outras. Entretanto, também, prioriza a prevenção das doenças endocrinometabólicas e a orientação para ter uma vida mais saudável.

Nenhum comentário: