sábado, 5 de setembro de 2015

Refeições intermediárias garantem boa forma

E não é só isso, se alimentar várias vezes ao longo do dia garante também um organismo saudável, quem garante é a nutricionista da Nutrawell, Alessandra Luglio

“Comer de três em três horas contribui para a manutenção do metabolismo, para o controle saudável da glicemia, controle do apetite e manutenção da massa muscular.  Por isso é importante planejar todas as refeições do dia, inclusive os lanches intermediários”, destaca Alessandra.

A profissional explica que o metabolismo é o conjunto de reações que acontecem com os nutrientes em nosso organismo, ou seja, é ele o responsável por transformar o que ingerimos em energia, músculos, gordura etc e também o contrário, ele transforma a matéria prima do organismo em combustível para seu próprio funcionamento. Essas reações estão relacionadas à construção ou a degradação, seja de energia, massa ou gordura. Sendo assim, quanto mais ativo o metabolismo, mais ele vai funcionar gastando gordura como fonte de energia.

“Comer, aproximadamente, de três em três horas ajuda o corpo a se sentir “seguro” com esse aporte de nutrientes. Se ocorre um jejum prolongado, ele se sente em perigo e começa a funcionar mais lentamente, priorizando funções vitais, como respiração e batimentos, e economizando energia, pois não sabe quando receberá alimento novamente”, explica Alessandra.

Não consuma carboidratos isoladamente
Para garantir energia para o nosso corpo, devemos consumir uma fonte de glicose, o carboidrato. Porém todo carboidrato tem rápida digestão e se consumido sozinho durante o dia, provoca picos na glicemia. É uma situação desfavorável, pois quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina secretamos e a insulina leva rapidamente glicose para as células do corpo causando o que chamamos de rebote: queda brusca da glicemia (hipoglicemia). Em hipoglicemia, nosso mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia. A solução é não consumir carboidratos isoladamente e sim associados com alimentos proteicos ou ricos em gorduras saudáveis. Tanto as proteínas quanto as gorduras são digeridas lentamente, retardando a absorção da glicose que, assim, cairá na circulação gradativamente, mantendo o metabolismo ativo por mais tempo.

Controle do apetite
Realizar lanches saudáveis de três em três horas auxilia no controle do apetite, evitando que você chegue à mesa para realizar suas refeições principais morrendo de fome e comendo o dobro do que precisa.  “A fome acumulada, normalmente, interfere nas escolhas na hora das refeições, fazendo com que as pessoas optem por porções maiores, mais calóricas e gordurosas”, aponta Alessandra. Com lanchinhos regulares e equilibrados é possível garantir o aporte ideal de nutrientes e energia para as próximas horas, além de manter o apetite controlado.

Manutenção da Massa Magra
Em uma situação de jejum e hipoglicemia é comprovado que nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter e passa a queimar proteína (músculos) para garantir a manutenção das funções vitais. Sendo assim, para manter os tão suados músculos conquistados na academia é muito importante se alimentar corretamente e frequentemente, evitando situações de hipoglicemia e, consequentemente, a queima de músculo como fonte de energia.

Para montar os lanches intermediários completos, práticos e saudáveis precisamos de combinações estratégicas. O correto é combinar carboidrato com proteína ou carboidrato com gorduras do bem, como as barrinhas nuts e as castanhas. Fazendo essa combinação de alimentos, garantimos uma digestão lenta, proporcionando um controle maior do apetite e manutenção dos níveis de glicemia.

Escolha alimentos com maior densidade nutritiva e não somente conte calorias. O alimento pode até ser calórico, desde que sejam calorias no bem, que fornecem mais nutrientes, vitaminas, minerais e fitonutrientes. Quando ingerimos esse tipo de alimento nosso corpo reage melhor e nosso apetite fica mais controlado, pois fornecemos matéria prima de maior qualidade para o organismo trabalhar.

Nutrawell

É uma empresa que atua no desenvolvimento e produção de nutracêuticos e alimentos que promovem o bem-estar aliado a nutrição. A marca surgiu em 2013, a partir da necessidade do mercado de produtos voltados para saúde, mas sem deixar de lado o sabor.  Além de chocolates, a marca produz suplementos 100% naturais

Nenhum comentário: