terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dieta dissociada

O nome parece complexo? Calma é simples. É uma nova forma de emagrecer? É para emagrecer, mas não é novidade. A dieta já existe há anos, e o Dr. João César Castro Soares, endocrinologista do Spa Fazenda Igaratá explica em detalhes como ela funciona

“É sabido que para produzir gordura, a alimentação deve conter proteína animal – carne, ovo, frango, peixe,ovo – junto com carboidrato – arroz, macarrão, batata, massa , a dieta dissociada é justamente o consumo desses dois grupos de alimentos separadamente", explica o médico. Por isso, o especialista enfatizou várias vezes em sua palestra no Spa Fazenda Igaratá, que a dieta pode conter todos os alimentos, só o consumo deles é que deve ser feito separadamente.

O Dr. João fala que o consumo apenas de um ou de outro grupo alimentar resulta naturalmente em emagrecimento. Mas ele faz uma ressalva: isso ocasiona um desequilíbrio metabólico que pode ocasionar vários problemas de saúde. O caminho para quem deseja emagrecer, conforme orientação do médico, é consumir os dois grupos de alimentos só que em refeições diferentes. “Com a dieta dissociada você não exclui nenhum grupo de alimento e fica com uma dieta balanceada”.

O médico informa que carboidrato é energia, logo é o tipo de alimento que deve ser consumido enquanto você está em atividade. Os alimentos que contêm carboidrato são os responsáveis pela liberação da serotonina no cérebro. A serotonina é a responsável pela sensação de bem-estar, só para a gente ter uma ideia do quanto isso é importante, na TPM a mulher naturalmente está com a serotonina baixa.

Como a digestibilidade da proteína animal é mais lenta, ela deve ser consumida no jantar, assim você terá a sensação de saciedade por mais tempo.  “As vezes as pessoas optam por comer algo neve a noite, o problema é que ninguém dorme com fome eaté a hora de dormir é bem possível que ‘belisque’ vários outros alimentos”.


Por fim, o médico ressalta que a ingestão dos grupos diferenciados, proteína alimentar e carboidratos, deve ser feita com um intervalo de três horas. 

Quem for ao Spa Fazenda Igaratá, além de ter uma dieta baseada nesse princípio, vai assistir a um palestra do Dr. João. Ele vai explicar detalhadamente todo esse princípio, além de fornecer várias dicas para quem quer emagrecer e manter a forma, com saúde.

Nesse post eu comento minha experiência no espaço, clique aqui e veja.

Nenhum comentário: