quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Oficina de turbante no Sesc Pinheiros em SP

Será um encontro teórico-prático, com o tema “Turbante como Projeto Estético e Político: Teoria e Práticas”, conduzido pela pesquisadora Cristiane Avelar

Apesar de sua verdadeira origem ser desconhecida, o turbante – usado no Oriente antes mesmo do surgimento do islamismo –também é uma tradição africana. Símbolo de hierarquia social e espiritual, o adorno e suas diferentes formas de amarração também serviram para diferenciar as etnias do continente e suas posições sociais.

Além de proporcionar maior esclarecimento sobre a cultura do turbante, “a oficina busca oferecer subsídios para a aplicação da Lei 10.639/03 [que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio]”, lembra Cristiane, que reflete sobre o uso do turbante há quatro anos.

Cristiane Avelar
A artista plástica realizou pesquisa fomentada pelo NAP (Núcleo de Apoio a Pesquisa Brasil-África) sobre as culturas materiais de sociedades atrilineares da África Central. Foi pesquisadora docente do curso “Afrodescendência Plural e Ativa no Brasil: Desconstrução e reconstrução das historicidades das populações negras em São Paulo” (1ª edição), contemplado pelo PROAC - Proteção e Promoção das Culturas Negras. Atua na coordenação do Núcleo de Consciência Negra - NCN  -   na coordenação do Centro de Estudos de Idiomas CEI do NCN para jovens afrodescendentes e de baixa renda.

Serviço
Oficina “Turbante como projeto estético
e político: Teoria e Práticas” –  Com Cristiane Alves Avelar 
Dias:
 3 e 4 de fevereiro, às 19h30
Sesc Pinheiros
Inscrições abertas na Central de Atendimento da Unidade. O curso é gratuito. Vagas Limitadas
Rua Paes Leme, 195 – São Paulo – SP

Fone: 11 3095 9400

Nenhum comentário: