quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Guia básico para acertar no make

Maquiagem Renata Almeida
A maquiadora Renata Almeida ensina alguns truques para a mulherada não temer os pincéis e nem se descabelar quando algo dá errado

Base diferente do tom de pele é um dos erros mais comuns na maquiagem e um dos mais evidentes, pois é impossível disfarçar o deslize, seja com uma base mais clara que a sua pele, ou mais escura. Renata ensina que para descobrir o seu tom, é necessário testar o produto no rosto. “Muitas mulheres compram a base fazendo o teste no dorso da mão, porém a prova tem de ser feita diretamente no rosto ou na região do maxilar e do colo. A base precisa se envolver com seu tom natural de pele”.

Corretivo mais claro é outro deslize comum. Segundo a maquiadora, para camuflar as olheiras é necessário usar um corretivo exatamente do mesmo tom da sua pele ou corrigir com os produtos coloridos. O corretivo mais claro é útil para iluminar a região central do rosto, mas isso, só depois de ocultar as temidas olheiras.

Excesso de blush também faz parte dos grandes pecados da maquiagem. Quem nunca? Pois é. A recomendação da Renata Almeida é que aplique sem exageros na primeira pincelada: “O maior erro é concentrar o produto logo na primeira aplicação. Ao invés de ficar com ar de saúde, o blush exagerado vai deixar a make com ar artístico e over, prefira ir construindo a cor aos poucos.”.

Contorno exagerado ao invés de afinar o rosto, vai ressaltar as marcações e deixar com cara de boneco de madeira, à lá Pinóquio. “Para contornar e criar a impressão de rosto mais fino, é necessário usar um pó ou base líquida dois tons acima da sua pele e aplicar exatamente na saliência que fica logo abaixo da maçã do rosto”, recomenda a maquiadora. Outro truque ótimo é esfumar bem a marcação, para que fique o mais natural possível.

Sombras demarcadas sem esfumar é terrível. Se a intenção é usar um mix de cores nos olhos, esfume: “Criar um degradê de tons é possível com a ajuda de um pincel de cabeça arredondada e cerdas fofinhas, mais conhecido como pincel de esfumar”, ele será o melhor amigo para esses momentos.

Batom borrado pode ser uma falha comum, mas muitas mulheres caem nesse pecado por tentarem aumentar os lábios, aplicando produto fora do contorno natural: “os lábios possuem um contorno que vai um pouco além do limite da boca e é um pouco mais claro que os lábios. É exatamente em cima dessa marcação que deve passar o lápis de boca ou batom, para criar o efeito de lábios volumosos”, alerta a maquiadora Renata Almeida.

Renata Almeida
Maquiadora Profissional de vídeo, HDTV, cinemas, salões de beleza, desfiles, shows, teatros, eventos e editoriais de revista, books e ensaios fotográficos, com cursos de maquiagem profissional (Instituto Krizek, Payot e Catherine Hill), Maquiagem Artística e Consultoria de Imagem. É professora técnica de cursos de maquiagem por todo o Brasil, além de palestrante e conferencista em eventos do ramo. Sócia do salão de beleza premium La Isla, na Vila Olímpia, SP.

Nenhum comentário: