quinta-feira, 28 de abril de 2016

Nova edição do Guia Michelin Rio e São Paulo

Michelin lança a 2a edição do guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo, com uma seleção de 44 hoteis e 160 restaurantes das duas cidades

Este ano, quatro restaurantes ganharam sua primeira estrela. No Rio de Janeiro: o Eleven Rio, onde o chef Joachim Koerper, acompanhado pelo chef Paulo Leite, oferece uma cozinha internacional com influências locais, inspirada por sua expressiva criatividade, em um ambiente clássico e elegante.

Em São Paulo, o Esquina Mocotó, que havia recebido o Bib Gourmand no ano anterior, obteve uma estrela este ano: Rodrigo Oliveira propõe uma cozinha popular brasileira, onde os sabores marcantes destacam os produtos de alta qualidade. O Kan Suke também recebe sua primeira estrela: localizado numa galeria comercial, com decoração modesta, traz uma requintada cozinha japonesa: sushis, sashimis e peixes frescos são preparados aos olhos dos clientes, pelo chef Keisuke Egashira.

O restaurante Tête à Tête também entra para o círculo de restaurantes 1 estrela, um ano após sua abertura. Os jovens chefs Gabriel Mateuzzi e Guilherme Vinha oferecem uma cozinha simples e rica de influências internacionais, respeitando os sabores e a utilização de produtos locais.

A seleção 2016 é o reflexo do que está se passando neste momento na cena gastronômica do Rio de Janeiro e de São Paulo: dos populares botecos aos restaurantes mais luxuosos, a qualidade, a riqueza e a diversidade oferecidas pela culinária brasileira continuam a crescer”, explica Michael Ellis, Diretor internacional dos guias Michelin.

A seleção 2016 também ganha nove novos restaurantes Bib Gourmand, de estabelecimentos selecionados por sua excelente relação qualidade-preço, com menu completo de até 90 reais. No Rio de Janeiro, Anna, Entretapas-Jardim Botânico, Gurumê e Riso Bistrô Em São Paulo Le Bife, Bona, Manioca, Petí Gastronomia e Tordesilhas.

O guia MICHELIN Rio de Janeiro & Sao Paulo 2016 estará acessível gratuitamente em todas as plataformas digitais por meio de um aplicativo. A versão impressa estará a venda a partir de amanhã, 29 de abril,  por R$ 80,00.

O guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016 destaca:

Rio de Janeiro
Bib Gourmand
Anna (novo)
Artigiano
Entretapas – Botafogo 
Entretapas – Jardim Botânico (novo)
Gurumê (novo)
Lima Restô Bar
Miam Miam
Oui Oui
Pomodorino
Restô
Riso Bistrô (novo)

Estrelados
1 estrela
Eleven Rio (novo)
Lasai
Mee
Olympe
Roberta Sudbrack

São Paulo
Bib Gourmand
Antonietta Empório
Arturito
Le Bife (novo)
Bona (novo)
Brasserie Victória
Casa Santo Antonio
Ecully
Jiquitaia
Manioca (novo)
Marcel
Mimo
Miya
Mocotó
Petí Gastronomia (novo)
Sal Gastronomia
Tartar & Co
Tian
Tordesilhas (novo)
Zena Caffè

Estrelados
2 estrelas
D.O.M.

1estrela
Attimo
Dalva e Dito
Esquina Mocotó (novo)
Fasano
Huto
Jun Sakamoto
Kan Suke (novo)
Kinoshita
Kosushi
Maní
Téte à Téte (novo)
Tuju

Guia Michelin
Por mais de um século, o guia MICHELIN oferece uma seleção dos melhores restaurantes e hoteis a viajantes ao redor do mundo. Atualmente, sua seleção é composta por 27 guias, que cobrem 26 países em 4 continentes.


Os inspetores do guia Michelin testam diariamente os mais variados estilos de cozinha. Anônimos, eles avaliam cada prato com base em cinco critérios: qualidade dos produtos, personalidade da cozinha, técnica de cozimento e harmonização dos sabores, relação qualidade-preço e regularidade. São concedidos às melhores mesas o Bib Gourmand ou estrelas, distinções baseadas na qualidade da cozinha, em atribuições sempre decididas em colegiado. Conforto e serviço são classificados separadamente.

Nenhum comentário: