terça-feira, 17 de maio de 2016

Como aproveitar espaços pequenos na decoração

A arquiteta e urbanista Fernanda Hoffmann dá seis dicas de como aproveitar espaços reduzidos criando ambiente práticos e belos

Cores
O ideal é usar cores claras, mas existem outros artifícios para contornar o problema do pouco espaço. As cores quentes também são bem-vindas e aliadas a listras horizontais (que alongam) ou verticais (que ampliam os pés-direitos) dão um belo resultado. 
  
Integração de ambientes
Cozinhas americanas e os espaços tipo loft (fotos abaixo) são excelentes saídas para dar a sensação de que os espaços são mais amplos. Utilizar móveis baixos ou suspensos e em tons claros, vidros e muito espelho também são outras medidas.




Usar piso único de formato grande em vários ambientes
Isso dá a sensação de unidade e amplitude. Substituir o tradicional revestimento nas paredes das áreas frias por pintura também e uma ótima opção, além de ampliar o ambiente, proporciona um espaço mais aconchegante.


Marcenaria sob medida
Com isso você aproveita ao máximo cada cantinho, além de usá-la para dividir dois ambientes, por exemplo: de um lado estante para TV e de outro armário para o dormitório. Com isso, reduz o espaço da alvenaria que em geral tem 15cm de espessura.



Substituições
Que tal substituir a mesa de centro da sala por dois puffs! Além de apoio, acrescentam lugares a mais para os dias com visitas. Substituir as portas por modelos de correr favorece a circulação. Peças coringas ajudam na organização dos ambientes, como a cama box com gavetões ou baús.


Tamanho do mobiliário
Lembre-se: bom senso não pode faltar nunca. O mobiliário deve ser proporcional ao tamanho dos ambientes. 
     

Fernanda Hoffmann
Técnica em Edificações pela E.T.E Getúlio Vargas e Arquiteta e Urbanista pela Unicamp, Fernanda Hoffmann mantém um escritório de arquitetura que leva seu nome desde 2009. Já realizou diversas obras residenciais e comerciais, com atendimento especializado para construtoras e incorporadoras.

Em constante atualização, visita periodicamente feiras e mostras do setor em diversas praças, como São Paulo, Campinas, Rio Grande do Sul e em Milão e na Alemanha. Seus projetos são caracterizados pelas paletas de tons neutros e estilo clean, resultando em ambientes agradáveis e atemporais. Em breve Fernanda vai participar da mostra da loja Todeschini.

Fernanda Hoffmann Arquitetura e Decoração
Rua Isabel Dias, 89, sala 4 – Mooca
São Paulo – SP
Fone: 11 2362 4897
Instagran: @fe_hoffmann
Facebook: /FernandaHoffmannArquitetura
Fotos: Marcos Dorta

Nenhum comentário: