domingo, 29 de maio de 2016

Junho Vermelho para estimular doação de sangue

No dia 1º de junho, tem início a campanha Junho Vermelho, organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil com o objetivo de incentivar os brasileiros a doar sangue e tornar essa prática um hábito na vida

Para lembrar a importância da doação e sangue a iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo em todo o País, iluminará de vermelho monumentos e fachadas de edifícios públicos e privados em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará  entre outros estados.

Os organizadores destacam que Junho Vermelho não carrega nenhuma mensagem política, trata-se exclusivamente de uma ação de incentivo à cidadania e à solidariedade.

No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. A situação se agrava no inverno, quando é esperada uma redução no número de doações em cerca de 30%. Em 2015, o Junho Vermelho conseguiu evitar essa queda no período e ainda gerou um aumento no volume de doações em torno 30%, segundo dados da Hemorrede da Secretaria de Saúde do Estado de SP.

As idealizadoras da campanha Junho Vermelho são Debi Aronis e Diana Berezin. A escolha do mês de junho se baseia na data fixada pela OMS para homenagear o doador de sangue - o dia 14 de junho - Dia Mundial do Doador de Sangue.

Veja as cidades e as edificações que devem ser iluminadas:
Bahia
Elevador Lacerda
Rio de Janeiro
Cristo Redentor

Curitiba
Teatro do Paiol
Teatro Novelas Curitibanas
Casa Hoffman
Capela Santa Maria
Memorial de Curitiba
Ópera de Arame

São Paulo
Viaduto do Chá
Biblioteca Mario de Andrade
Ponte das Bandeiras
Monumento às Bandeiras
Estátua do Borba Gato
Câmara dos Vereadores
Sala São Paulo
Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social
Sede da Secretaria de Saúde
Fonte do Parque do Ibirapuera
Instituto do Câncer – ICESP
Memorial da América Latina

Assembleia Legislativa do Estado de SP

Nenhum comentário: