sexta-feira, 24 de junho de 2016

Seis passos para retardar o envelhecimento

A juventude eterna pode até não ser possível, mas que dá para a gente retardar o envelhecimento, ah isso dá. Confira as seis dicas super práticas elaboradas pela dermatologista Larissa Viana

1. Ginástica facial
Os músculos do rosto necessitam de exercícios diários para se manterem firmes. Movimentar os músculos do rosto com caretas, de preferência em frente ao espelho, fortalece o tônus muscular da região dos olhos, maçãs do rosto e lábios, além de relaxar, aliviar a tensão, aumentar o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, responsável por sustentar a pele. 

2. Sem preguiça para retirar a maquiagem
Dormir de maquiagem pode trazer prejuízos a pele que demoram até uma semana para serem recuperados. É fundamental reservar um horário no dia para lavar o rosto com um sabonete adequado. Isso facilitará a renovação celular da pele, que com o passar dos anos, ocorre de forma mais lenta.

3. Hidratação de todos os lados
Conforme envelhecemos, a pele fica mais ressecada. Cremes hidratantes são fundamentais para repor a vitalidade. Mas não basta apenas essa hidratação. Consumir água diariamente também pode ser uma santa ajuda contra o envelhecimento, já que repõem de dentro para fora a perda de água natural da idade.

4. Protetor solar sempre
Parece até repetitivo, mas sim, o protetor solar é o maior aliado contra o envelhecimento precoce.  "Ele previne doenças como câncer de pele, evita manchas, pintas, sardas, rugas, descascamentos e uma série de outros inconvenientes que poluem a sua pele e fazem com que ela envelheça". O indicado é o uso diário de, no mínimo, fator 30.

5. Se for para ter rugas, que seja de tanto sorrir!
As linhas de expressão nada mais são movimentos feitos com o rosto com maior repetição, que ao longo dos anos vão formando vincos. Causados principalmente pela perda de colágeno e de ácido hialurônico. Fazer bico e franzir a testa podem auxiliar no surgimento das rugas, por exemplo. "Evitar o estresse deixa a vida mais leve e a pele mais jovem", ressalta Larissa.

6. Durma bem
Uma noite mal dormida pode influenciar na aparência do seu rosto, pois é também durante o sono que as células são renovadas. Outro ponto importante é a posição em que se dorme. "Deitar com a barriga para baixo faz com que o rosto fique sempre em compressão com o travesseiro, o que interfere no aparecimento de rugas, olheiras e até falhas na sobrancelha", afirma Larissa.

Dra. Larissa Viana, é formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Membro e dermatologista especialista  pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro do Congresso Iberolatinoamericano de dermatologia. Também é membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e fez parte do corpo clínica da dermatologista Ligia Kogos. 

Nenhum comentário: