domingo, 26 de junho de 2016

Sesc Bom Retiro Promove Cursos de Artes Manuais

Bordados, tranças, dreads, penteados afros e estamparia africana serão ensinados nas aulas

Fios, Tramas e Linhas é o nome de uma série de cursos e oficinas relacionadas à costura, ao bordado e às artes manuais, oferecidas pelo Sesc Bom Retiro todos os meses. Em julho é a vez do bordado, tranças penteados afros com o Manifesto Crespo e estamparia em tecidos.

Diário Bordado
Esse curso acontece de 12 de julho a 4 de agosto, terças e quintas, das 10h às 13h ministrado por Rita Vidal. É voltado a construir, ao longo dos encontros, um caderno de tecido com suas páginas bordadas. Dessa maneira, as aulas compreendem o caderno como suporte onde se concentram as experiências do aprendizado do bordado, da costura manual e também como um depósito de referências e memórias individuais. As aulas pretendem associar as técnicas apresentadas a outros materiais pessoais trazidos ao longo dos encontros, como fotografias, papéis e tecidos.  As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento a partir de 21 de junho.

Tecendo e Trançando Arte
Dias 9 e 23 de julho, sábados, às 14h. Nesse curso serão apresentadas diferentes técnicas de tranças, dreads, e penteados afros como um saber e expressão artística ancestral.
O coletivo Manifesto Crespo tem como foco central a discussão sobre como o cabelo crespo pode e deve ser encarado de uma forma criativa, fazendo com que se desmistifique a ideia de que existe cabelo ruim. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento a partir de 28 de junho.
  
Estampando Saberes
Acontece nos  dias 16 e 30 de julho, sábados, às 14h,  com um repertório de informações sobre o continente africano. Nela, nos debruçamos sobre os adinkras, um conjunto de símbolos que formam um sistema de transmissão de valores acumulados pelo povo Akan, presentes no Oeste da África. Inscrições na central de atendimento a partir de 30 de junho.

O Sesc Bom Retiro fica na Al. Nothmann,185. Mais informações pelo telefone 3332-3600 ou pelo portal: www.sescsp.org.br/bomretiro

Nenhum comentário: