terça-feira, 26 de julho de 2016

Como escapar da indesejável celulite

Difícil encontrar alguma mulher que não a deteste e alguma mulher que não a tenha. Pensando nisso entrevistamos a Dra. Ludmilla Bonellim uma expert no assunto, afinal ela é Fisioterapeuta Dermato-Funcional, especialista em pele e proprietária da Clínica Ludmila Bonelli Estética Avançada

Com a especialista falamos sobre tudo sobre celulite, desde como elas surgem até como evita-las ou, ao menos, tentar evita-las. Acompanhe e se prepare para algumas surpresas do tipo até as frutas causam o problema:

Como surge a celulite? 
Uma disfunção muito comum no nosso meio é a celulite, mas faço questão de chamar a atenção quanto á banalização na avaliação desta patologia, que tem sido diagnosticada até mesmo por pessoas que não são da área de saúde e que a classificam de acordo com a quantidade de “furinhos” existentes!

Infelizmente, a maioria dos profissionais ainda classifica a celulite em graus e utilizam técnicas de avaliação que não reproduzem exatamente o diagnóstico correto. Acreditamos que não é possível avaliar e classificar a celulite simplesmente fazendo contrações da região glútea ou por meio de pinçamento com os dedos. Ao observarmos os termos técnicos que denotam a celulite como, Fibro edema gelóide (FEG) ou Paniculopatia edemato fibro esclerose (PEFE) notamos que existe uma palavra em comum, FIBRO, que significa fibrose. Então, celulite se identifica com fibrose que consiste no grau 3 ou 4. Logo, os graus 1 e 2, fase edematosa, não poderiam ser diagnosticados como celulite e sim como um lipoedema.

É nesse sentido que atualmente empregamos o termo “aspecto celulítico” (Agne & Bonelli, 2010)* que contempla simultaneamente ou não quatro disfunções: celulite (fibrose); lipoedema; gordura e flacidez.

A hereditariedade é mesmo o maior fator para o surgimento do problema? Filho de pais sem celulite podem tê-las? 
Hoje sabemos que 95% dos casos do “aspecto celulítico” estão relacionados ao lipoedema (aumento do tamanho do adipócito em uma região localizada), enfim, entendemos que então não é um fator hereditário, o que seria mais conveniente dizer para os mais comodistas, mas sim o excesso de ingestão de alimentos e hábitos sedentários que aumentam o tamanho do adipócito, aumentando o lipoedema e produzindo um maior “aspecto celulítico”. 

O açúcar é o um grande causador da celulite. Há algo tipo um antídoto, comeu açúcar faz isso ou aquilo para amenizar a possibilidade de ganhar celulite? 
O açúcar produz na pele o fenômeno da glicação do colágeno, estrutura localizada na pele e que se endurecida pode produzir ou formar uma fibrose, este é o processo de glicação!! Então o açucar é um vilão para os quadros de “aspecto celulítico” pela ação de endurecimento e consecutivamente esta fibrose produzida faz um repuxamento no tecido produzindo visívelmente os temidos “furinhos da celulite”. Conclui-se que uma dieta com índice de açúcar baixo irá diminuir este repuxamento do tecido da pele.

O açúcar das frutas também contribui para a celulite?
Sim, qualquer alimento que contenha índice glicêmico (índice de açúcar) alto, por exemplo o açúcar mascavo que muita gente acha que é natural , mas é açúcar, e mesmo o próprio mel, faz bem á saúde por um lado, mas é açúcar e glica a pele da mesma maneira.

Essa flacidez da pele, confundida com celulite, pode ser amenizada com cremes para celulite? 
Sim, olha que bacana, hoje temos vários ativos que pela bionanotecnologia conseguem permear a camada mais externa da pele e chegar até o colágeno na derme, camada mais profunda da pele, e serem biodisponibilizados, melhorando a estrutura enovelada fisiológica deste tecido mudando o aspecto da pele e diminuindo as ondulações dela.

Quais os ingredientes que um produto contra a celulite precisa ter? 
São inúmeros os ativos para este caso. Mas vou citar aqui um muito interessante que vem dentro de um lipossoma e consegue permear a pele e chegar até a microcirculação e derme e mudar a estrutura. Ele vem do extrato seco da Flor de Lótus, e consegue diminuir o edema e o inchaço, diminuir a fibrose e melhorar a flacidez da pele. Comprovado por  testes de eficácia, seu nome comercial é Pro-Sveltyl® .

Qual a importância da drenagem linfática no trato da celulite? 
Toda pele fibrosada retém liquido e produz edema, então a drenagem linfática feita por mãos hábeis e conhecedoras, não a  massagem, é um recurso de ouro para o tratamento da celulite. É o recurso mais indicado e nunca sai de moda.

É possível estabelecer uma rotina diária de cuidados em casa para amenizar ou evitar o problema? 
Sim, e é fácil. Se o “aspecto celulítico” é composto por 4 situações: flacidez muscular, flacidez de pele, lipoedema e fibrose. Para flacidez muscular vamos realizar como hábito uma atividade física, ela já serve para melhorar também o lipoedema, porque melhora a circulação. Para a flacidez da pele vamos usar um produto para estimular um colágeno mais uniforme e diminuir a fibrose, e usar alimentos que contenham mais proteína animal porque nossa pele é feita colágeno que é uma proteína. Evitar o açúcar para não provocar a glicação da pele, diminuindo assim seu repuxamento.

A chegada da menopausa tem alguma ascendência sobre o problema? 
Na menopausa a alteração dos hormônios pode produzir mais edema, e com isto aumentar o lipoedema e o “aspecto celulítico” ficar mais visível. Neste momento é importante a atividade física regular, um bom creme antiedema e sessões de drenagem linfática regulares.

Serviço
Dra. Ludmila Bonelli
Fones: 31 3284 2101 e 3286 9734

Nenhum comentário: