sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Manual da celulite

Para ajudar as mulheres a combater a temida celulite, a nutricionista Patrícia Cruz e a esteticista Patrícia Souza reuniram dicas eficazes de tratamentos e alimentos que ajudam a prevenir o problema

A celulite é uma alteração na gordura da pele que causa o aspecto de casca de laranja. Não é necessariamente um problema de saúde, mas um incômodo estético. Quase todas as mulheres têm, seja por alteração hormonal, retenção de líquido ou má alimentação.

A nutricionista Patrícia Cruz (foto) afirma que não existe um alimento que cause a celulite, mas alguns alimentos são mais propícios a gerá-la.

Inimigos x aliados
Farinha branca, refrigerantes e alguns doces são os alimentos mais perigosos para a celulite, pois eles levam ao ganho de peso e consequentemente ao processo de inflamação. As vitamina E, C, zinco, selênio e ômega 3 são aliados na prevenção da celulite, pois reduzem as substâncias inflamatórias causadas pelo excesso de gordura”, expõe a nutricionista.

Aveia e Arroz Integral: têm baixo índice glicêmico e auxiliam no trânsito intestinal, aumentando a saciedade, o que contribui na redução do peso. Possuem a chamada “fonte de cromo”, atuando diretamente no metabolismo dos carboidratos, o que inibe a absorção de toxinas e elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
Algas: possuem alta fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos. Evitam flutuações hormonais.
Azeite de oliva (extravirgem): fonte de gordura monoinsaturada (considerada gordura boa e saudável), anti-inflamatória e vitamina E. Possui ação anti-inflamatória, que combate os edemas acarretados pela celulite.
Castanha-do-pará: fonte de selênio. Evita o envelhecimento celular da pele.
Frutas Cítricas: fontes de vitamina C – potentes antioxidantes e anti-inflamatórios, reduzem as lesões celulares  causadas pelos radicais livres. Eliminam toxinas e diminuem o volume das células.
Maçã: rica em pectina, auxilia no bom funcionamento intestinal e ajuda a neutralizar as toxinas do organismo. Além disso, a maçã forma um gel no estômago que retarda a absorção da glicose e dificultando a absorção das gorduras.

Tratamentos estéticos que são grandes aliados
Para quem quer se livrar das celulites de maneira mais rápida, os tratamentos estéticos também são uma boa saída. “O verão está aí. Para quem quer ficar com tudo em cima já deve começar os tratamentos para o corpo”, comenta Patrícia Souza (foto), esteticista do salão Image Hair Studio.

Confira as opções
Led azul: possui propriedades bactericidas e hidrata a pele;
Led âmbar: ideal para estimular a síntese de colágeno e aumenta a circulação para o aporte de nutrientes e oxigênios às células;
Led vermelho: atua na inibição de irradiador químicos presentes na cascata inflamatória;
Led infravermelho: aumenta a capacidade de absorver energia, promovendo a ativação das células e deixando a pele mais receptiva aos princípios ativos.

Outro tratamento estético que auxilia no combate as celulites é o microagulhamento. “A regeneração ocasionada pelo microagulhamento promove rejuvenescimento, devido ao estimulo do colágeno. Ele também melhora a textura da pele”, explica a esteticista.

Tanto a esteticista quanto a nutricionista lembram que não adianta fazer apenas tratamentos ou dietas mirabolantes, tudo conta nesse momento. Portanto, evite o excesso de sal, cigarros e bebidas alcoólicas. Uma boa dica é beber bastante água, somando sempre a alimentação com tratamentos estéticos para que a celulite deixe de ser um pesadelo.

Image Hair Studio - o aconchegante salão Image Hair Studio fica na Alameda Lorena, nº 1611- São Paulo - SP.
Instagram: @imagestudiojardins

Patrícia Cruz - mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo, faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). www.facebook.com/patriciacruznutricionista

Instagram: @patycruznutri

Nenhum comentário: